Por Maurício Exenberger direto de BrasíliaÂ
Em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Mainha (Solidariedade-PI) registrou a comemoração dos 193 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Durante sua fala, o parlamentar renovou apoio à proposta de criação da Zona Franca do Seminário Nordestino (PEC Nº 19-A/ de 2011) e, atendendo solicitação da secretária da Educação, Rejane Dias, anunciou a destinação de emenda, no valor de R$ 30 milhões, ao Projeto de Lei Orçamentária 2016, para construção de uma escola profissionalizante no município de Picos (PI).Â
“Ontem foi um dia importante para o meu Estado, o Piauí, e importante também para a história do Brasil, que não é bem contada nem aqui no Brasil nem em Portugal”, disse o deputado, lembrando do feriado, ontem, no Estado, Â em razão do aniversário de 193 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. “O que consta, segundo o historiador Laurentino Gomes, é que houve um acordo entre Portugal e o Brasil, onde Portugal continuaria dominando as Regiões Nordeste e Norte, tanto pela proximidade quanto pelas conveniências políticas da Metrópole, localizada em Portugal.”
Mainha destacou os bravos piauienses que tiveram a coragem de resistir na Batalha do Jenipapo, que ocorreu em Campo Maior. “Nessa batalha, armados de espingarda de caça, de facão e de armas rústicas, morreram alguns piauienses. Mas eles demonstraram aos portugueses que o Piauí e o Nordeste não iriam se entregar. Na data de ontem, nós lembramos a coragem desses homens e mulheres que lutaram pela nossa independência.”
Segundo ele, o dia 19 de Outubro representa o dia em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, aderindo à Independência do Brasil. “Não custa nada lembrar os bravos parnaibanos: João Cândido de Deus e Silva, então presidente da Câmara; os capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas; o tenente Joaquim Timóteo de Brito; e o fazendeiro Simplício Dias da Silva. São homens que devem ser relembrados pela história.”
O parlamentar ressaltou, ainda, a decisão do governador Wellington Dias de autorizar o secretário da Cultura do Estado, Fábio Núñes, a produzir um filme para que todos os brasileiros conheçam o processo histórico de construção do Estado do Piauí.
Zona Franca – Mainha destacou, também, seu apoio à PEC Nº 19-A/ de 2011, que estabelece a Zona Franca do Seminário Nordestino. “Nós, que somos representantes da região mais árida do Brasil, a região do Sertão, da qual nós somos criados e representantes aqui na Câmara dos Deputados, achamos muito importante  a criação dessa Zona Franca como uma alternativa de desenvolvimento e para conter a migração para outras regiões do país”, afirmou.
“Apesar de o Brasil reclamar por austeridade, certamente a criação dessa Zona Franca será importante para criar condições econômicas para gerar empregos e manter a população naquela região, nas condições ditas pela natureza e pelas condições geográficas.”
Emenda de Bancada – Mainha encerrou seu discurso com a divulgação de apresentação de Emenda de Bancada ao projeto de Lei Orçamentária 2016. “Ficamos felizes em atender à sugestão da Secretária da Educação, Rejane Dias, de destinar uma emenda de R$ 30 milhões para construção de uma escola técnica na cidade de Picos.”
“Como é para a área de Educação, pedimos a sensibilidade – e efetivamente o governo a de ter – porque é dentro de um orçamento que é possível, para que esse recurso seja liberado”, afirmou.
“Certamente, a construção do hospital regional de picos, juntamente com a construção da escola técnica, irá desenvolver não só as condições de saúde, mas, também, a capacitação da juventude, que poderá se preparar para o mercado de emprego.”