Dono da maior bancada na Câmara Municipal de Picos com cinco cadeiras, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve encolher bastante a partir do próximo mês de março. A expectativa é de que pelo menos quatro vereadores e uma suplente deixem a sigla logo que abrir o período da janela.
Segundo informações apuradas pela reportagem, vários políticos com mandatos em Picos devem aproveitar a janela de 30 dias para mudança de partido. Dentre os quais estão os vereadores José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho; Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato; Valdívia Santos Martins Silva e José Luís de Carvalho, que devem deixar o PSB.
Além deles, também deve deixar a sigla a suplente de vereadora no exercício do mandato, Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó. Apenas o vereador licenciado e atual secretário municipal de Obras e Habitação, Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho, deve permanecer no PSB. Ele é, inclusive, o presidente da executiva municipal.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dalva Mocó deve se filiar ao PTB
Destino
Membro da bancada de oposição e aliado do ex-prefeito de Picos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP); o vereador Rinaldinho já anunciou sua filiação ao Partido Progressista (PP). As outras lideranças que devem deixar o PSB fazem parte da base de apoio ao prefeito Padre José Walmir de Lima (PT).
Imagem: José Maria Barros/GP1Rinaldinho vai para o PP
O destino dos vereadores Renato Ibiapino e Valdívia Santos deve ser o Partido Republicano Progresista (PRP), que no município é comandado pelo bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, irmão do ex-deputado Warton Santos (PMDB). Os dois parlamentares já fazem parte do grupo político do deputado Pablo Santos (PMDB).
Imagem: José Maria Barros/GP1Renato já confirmou sua ida para o PRP
Imagem: José Maria Barros/GP1Valdívia Santos deve trocar o PSB pelo PRP
Já o vereador José Luís de Carvalho e a suplente no exercício do mandato Dalva Mocó, devem se transferir para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Se a mudança for confirmada, os dois passarão a integrar o grupo político do deputado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho (PTB).
Imagem: José Maria Barros/GP1Destino de José Luís de Carvalho deve ser o PTB