Matéria / Politica

W.Dias encerra o ano de 2015 com boa avaliação

Na pesquisa foram ouvidos eleitores em 49 cidades, de norte a sul do Estado

27/12/2015 | Edivan Araujo
/

O governador Wellington Dias (PT) vai terminar o primeiro ano de seu terceiro mandato com uma boa avaliação e aprovação do eleitorado piauiense. Grande parte dos 1.068 entrevistados pelo Instituto BrVox entre os dias 11 e 14 de dezembro avalia de ótimo a regular a administração do petista, que no pleito de 2014 recebeu 1.053.342 votos, o correspondente a 63,08% dos votos válidos apurados.

Mesmo sendo Ótimo para apenas 9,27%, o primeiro ano da volta de W.Dias ao poder foi Bom para 33,05% e Regular para 37,55%.10,89% acham que a gestão do governador está Ruim ou Péssima. 5,24% se mostrou indeciso.

No quesito aprovação, o petista teve 66,10% de avaliação positiva, contra 22,38% que não aprovaram este ano de gestão. Os indecisos neste questionamento somam 11,52%.

Para Wellington Dias o ano deve ser de comemoração. Ao entregar a reforma do Liceu Piauiense, uma das últimas grandes obras entregues neste fim de ano, o governador afirmou que 2015 foi um ano de investimentos em obras que priorizaram o desenvolvimento do estado, em áreas como educação, saúde e infraestrutura. “Ainda este ano vamos entregar a obra da reconstrução do asfaltamento do trecho que liga Simplício Mendes à Paes Landim”, disse.

O governador em 2015 entregou obras importantes como o Aeroporto de São Raimundo Nonato, a primeira fase da obra da Ponte do Meio, garantiu a liberação de R$ 369 milhões para mais de 70 obras estruturantes no Estado, que devem gerar mais de 11 mil empregos, deu andamento aos projetos de parceria Público-Privada, além de outras importantes conquistas.

Recebeu a presidente Dilma Rousseff nas obras da Transnordestina e recebeu ainda o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que esteve em Teresina para receber os títulos de cidadão Teresinense e Piauiense, em solenidade na Assembleia Legislativa.

aprovacao_governo.png

Wellington já foi vereador de Teresina eleito em 1992, como deputado estadual chegou à presidência do diretório estadual entre os anos de 1995 e 1997, tempo em que foi candidato a vice-prefeito de Nazareno Fonteles, até que em 1998 tornou-se deputado federal. Em 2000 candidatou-se à PMT ao lado de Francisca Trindade, e dois anos depois foi eleito no primeiro turno para governador do Piauí, cargo que deixou em 2010 na candidatura para o Senado, onde se tornou líder do PT. Ano passado derrotou Zé Filho nas urnas mesmo com todas as acusações durante a campanha, que levaram à investigações do Ministério Público Eleitoral.

Bancário, o petista é formado pela Universidade Federal do Piauí em Letras. Tem especialização em Políticas Públicas e Governo na UFRJ e de Gestão Pública em Harvard.

Na pesquisa foram ouvidos eleitores em 49 cidades, de norte a sul do Estado.

Fonte:BrVox/PI - 180graus

Facebook