Matéria / Cidades

Prefeitura de Santana realiza audiência pública para discutir LDO/2017

A audiência pública foi realizada no plenário da câmara e contou com a presença de várias autoridades locais.

04/06/2016 | Edivan Araujo
/

A Prefeitura Municipal de Santana do Piauí realizou na tarde desta sexta-feira (03), no plenário da câmara municipal uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para 2017, o Projeto de Lei que já havia sido enviado ao poder legislativo para ser apreciada pelas comissões, somente agora foi discutida e que será votada ainda nesse mês de junho.

Participaram da audiência pública o prefeito de Santana Ricardo Gonçalves (PMDB), o presidente da câmara vereador Chico Borges (PTB), os vereadores Raimundo Honorato (PTB), Ieda Leal (PSB), Francinauva Leal (PSB), Antônio Joaquim Leal (PMDB), o controlador do município Amaury Henrique, secretários municipais, representantes de sindicatos e da sociedade civil organizada, e a população de modo geral.

A audiência começou por volta das 14: h30 min. Onde teve como palestrante o contador e professor Valmir Barbosa, que apresentou vários pontos importantes da lei para os participantes, que servirá como base para o exercício financeiro do ano que vem, por isso houve essa necessidade mesmo já dentro do mês da votação.

O presidente da câmara vereador Chico Borges disse que é importante discutir alguns pontos específicos da LDO que será votada ainda neste mês pelo poder legislativo, pois para ele, o que estar nessa lei são previsões orçamentárias para o exercício financeiro do ano que vem, e que o gesto do próximo mandato terá que obedecer rigorosamente o que estar prevista na lei para que o município não tenha uma administração desastrosa.

Presidente da câmara de Santana vereador Chico Borges (PTB)

Segundo Chico Borges, o objetivo do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é estabelecer as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.

“Toda vez que um projeto importante como esse vem para a câmara para ser debatido com a sociedade santanense e que seja de interesse do povo, nós vamos estar presente, dar nossa opinião e tentar ajudar a nossa comunidade como estar acontecendo hoje, pois como vereador que somos e presidente do poder legislativo local não podemos nos ausentar dessas discussões”, disse ele.

Chico Borges que a presença dos vereadores na audiência mostra o tamanho da consciência da sociedade para discutir um tipo de projeto de lei como a LDO, e que mesmo estando no mês da votação, é importante que a população tome conhecimento e que possa se posicionar a respeito, frisou.

Facebook