As pré-campanhas eleitorais acirram os ânimos na cidade de Picos na corrida pela prefeitura municipal nas eleições de (02) de outubro entre os partidários dos pré-candidatos, um exemplo disso tem sido os frequentes ataques mútuos nas redes sociais entre os simpatizantes o que estar causando mal-estar em alguns núcleos com troca de farpas e denúncias.
Hoje Picos conta com quatro pré-candidatos declarados a prefeitos que são eles PE. Walmir Lima (PT) atual prefeito e pré-candidato a reeleição, Gil Marques de Medeiros (Gil Paraibano) do PP, empresário e funcionário público federal Júnior Nobre (PSC), e Gutenberg Rocha (PSDB).
As redes sociais que se transformaram numa verdadeira metralhadora na propagação de ideias e mensagens, tem sido o alvo preferido dos partidários nesse período que antecede as convenções dos partidos políticos que deveram acontecer até o final do mês de julho.
Redes como o Facebook e WhatsApp são os que mais estão na mira dos pré-candidatos devidos os chamados grupo onde centenas de pessoas fazem partes, o que pode ser comparadas aquelas correntes de mensagens, pois comprovadamente os correios eletrônicos tem mostrado que hoje é sem dúvida o melhor caminho para divulgas suas ideias e propostas.
Recentemente as trocas de acusações entre aliados dos pré-candidatos a prefeitos tem intensifica os debates, o que tem levado alguns deles a fazerem denúncias aos órgãos competentes da justiça, e caso sejam aceitas muitos deles podem ser indiciados por calunia e difamação, ou até mesmo por propaganda extemporânea fora do prazo de acordo com a justiça eleitoral em vigor.