A reportagem da Folha de São Paulo informou que a Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral e mais cinco pessoas. Eles são acusados de tentar obstruir o andamento da Operação Lava Jato.
Esta é a primeira vez que Lula vira réu da Justiça.
Foi o procurador-geral da República Rodrigo Janot que apresentou a acusação contra o presidente ao Supremo Tribunal Federal, ainda no início, isso porque na época Delcídio ainda não tinha seu mandato cassado no Senado Federal. Sem foro privilegiado, o MPF foi acionado para confirmar a acusação.
O procurador sustenta que Lula e os outros acusados teriam tentado comprar o silêncio de Nestor Cerveró por R$ 250 mil, apontando que o ex-presidente “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa”.
A lista de denunciados inclui ainda o pecuarista José Carlos Bumlai, o seu filho Maurício Bumlai, o banqueiro André Estever, Diogo Ferreira Rodriguez, ex-assessor de Delcidio, Edson Siqueira Ribeiro Filho, que atuou na defesa de Cerveró.
O acréscimo à peça inicial foi feito pelo procurador da República do DF Ivan Cláudio Marx, cujo aditamento permanece em sigilo. O juiz responsável ainda não foi designado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Fonte:180graus