Matéria / Cidades

Câmara de Santana volta do recesso e trata sobre vários temas

Para essa primeira sessão não houve matérias para serem apreciadas apenas os vereadores presentes falaram sobre diversos assuntos, dentre eles questões eleitorais

14/08/2016 | Edivan Araujo
/

Após o recesso parlamentar a Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite da última sexta-feira (12), a sua primeira sessão ordinária do segundo semestre legislativo de 2016, onde 08 dos 09 vereadores compareceram à sessão que foi presidida pelo presidente da casa Chico Borges (PTB).

Para essa primeira sessão não houve matérias para serem apreciadas apenas os vereadores presentes falaram sobre diversos assuntos, dentre eles questões eleitorais que se inicia a partir desta segunda-feira (15), prazo determinado pela justiça eleitoral para que todos os pré-candidatos estejam devidamente registrados junto ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

O primeiro orador da noite foi o vereador Francisco Pedro de Sousa (Chico Pedro) do PR, que falou de sua decepção com a política e disse que não se identificou com a mesma, o que fez fazer várias reflexões ao longo desses três anos de seu mandato, e que provavelmente o mês de agosto será seu último período na câmara devendo se afastar até o final de seu mandato.

Segundo Chico Pedro, o que mais tem lhe decepcionado é a falta de diálogo do executivo com o legislativo, é como se a câmara não existisse para o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB), que quase nem conversa com os vereadores, e muito menos atende os requerimentos apresentados por eles nas sessões.

“Não nasci para esse tipo de situação onde um vereador não é respeitado pelo poder executivo, e que nosso trabalho é como se não existisse, pois nós moramos em uma cidade que não cresce, não se desenvolve, a atual gestão não faz nada pelo município, isso me entristeceu e estar fazendo com que eu abandone a política de vez, por isso não me candidatei a reeleição”, disse ele.

Vereador Chico Pedro (PR)

Sobre o seu afastamento da câmara, Chico Pedro disse apenas que é uma certeza, agora sobre uma possível renúncia o mesmo está analisando e vai se pronunciar ainda nesse mês de agosto.

A vereadora Francinauva Leal (Nauva) do PSB, lamentou a posição tomada pelo vereador Chico Pedro em se afastar da política e principalmente da câmara antes do final de seu mandato, pois para ela, o mesmo tem contribuído de maneira satisfatória pelo engrandecimento do poder legislativo santanense, mais que também respeita sua decisão se assim for o seu desejo.

Francinauva Leal (PSB)

Nauva falou ainda da recuperação de várias estradas da zona rural do município que está sendo feita pela prefeitura de Santana, e que vai melhorar principalmente a circulação de veículos dentro do município. A vereadora falou ainda sobre o dia dos pais, e disse que essa data representa o amor aqueles que todos os dias não se canção de trabalhar para dar o melhor pelos seus filhos, e que é um pilar firma na família.

O presidente da câmara Chico Borges lamentou também a ideia do afastamento do vereador Chico Pedro, e disse que sua permanência seria fundamental até o final de seu mandato, mais que se isso for realmente o seu desejo, irá respeitar e fará a convocação do suplente para assumir o mandato em seu lugar.

Chico Borges disse ainda lamentar que em Santana passe sem médico pelo período de trinta dias por que o médico que atende entrou de férias e a prefeitura não contratou outro de maneira temporária para atender a população. “Quer dizer que durante todo esse período que o médico estar de férias ninguém pode adoecer em Santana?”, questionou o presidente que disse ainda que isso é um desrespeito com a população santanense, e que a prefeitura através da secretaria municipal de saúde cruzou os abraços e ficou por isso mesmo.

Chico Borges (PTB)

O presidente disse ainda que os auditores do Tribunal de Contas do Piauí estiveram na cidade de Santana para fiscalizar a câmara e órgão da administração direta da prefeitura municipal, e que no poder legislativo estava tudo em ordem, já em relação ao poder executivo foi encontrado algumas irregularidades, frisou ele.

O vereador Antônio Joaquim Leal (PMDB) que não quis usar a tribuna da câmara, disse que tem percorrido todo o município de Santana do Piauí e discutindo com as comunidades assuntos de interesse da população santanense. Sobre a recuperação das estradas, ele lembrou que o prefeito havia lhe assegurado ainda no primeiro semestre que logo que as chuvas sessassem iria colocar as máquinas para recuperar alguns trechos mais críticos, o que de fato estar ocorrendo.

Sobre o vereador Chico Pedro, o mesmo lamentou essa atitude do parlamentar embora respeite sua decisão.

Facebook