O Colégio Antares realizou nesta noite de sexta-feira (27), a 1° dia da sua VI Feira Cultural que neste ano leva como tema a História da Música Brasileira: Região Nordeste uma região de histórias e ritmos musicais e também enfatizou os mais diversos estilos e ritmos que fazem parte do Brasil nas regiões Centro-oeste, Norte, Sul e Sudeste.
Presentes no evento estavam a Vereadora Fátima Sá e o Ex-deputado Estadual Warton Santos.
Segundo o Diretor da instituição Richard Lopes o intuito é levar para todos aqueles se fizerem presentes durantes os dias de apresentações artísticas e de estandes, um conhecimento aprofundado sobre a cultura nordestina que apesar de conviver com diversas formas musicais e de dança, o que os define mesmo é o forró.
“Nós mandamos alguns dos nossos alunos, para realizar uma pesquisa de campo em Exú no Ceará onde literalmente nasceu o xaxado e o baião com o Rei Luiz Gonzaga que são as bases da nossa cultura e do forro que conhecemos”, disse.
Com uma pesquisa aprofundada sobre a vida e obra de um dos maiores artistas nordestinos de todos os tempos, os alunos visitaram o Museu do Gonzagão em que seu idealizador foi o próprio Luiz Gonzada que antes de morrer deixou todos os seus bens para que as gerações futuras pudessem conhecer de onde surgiu a evolução do forró.
Os alunos também fizeram uma entrevista com Chimbinha do Acordeom, que interpretou Luiz Gonzaga no filme Gonzaga de pai para filho, onde o artista natural na nossa vizinha cidade Jaicós respondeu as mais diversas perguntas e ressaltou sua imensa felicidade por ter sido escolhido para protagonizar este ícone da música brasileira no filme.
Mais uma vez o Colégio Antares mostra a sociedade picoense que educar vai muito mais além dos livros e da sala de aula, elevando o grau de conhecimento dos seus alunos a um altíssimo patamar de intelectualidade e disciplina onde a cidadania e cultura também reforçam o berço dos seus alunos.
Veja o álbum completo: VI Feira Cultural do Colégio Antares 1° Dia