Depois de um recesso branco em virtude da campanha para o pleito eleitoral do último dia (02/10), o Poder Legislativo de Santana do Piauí realizou seção ordinária na noite desta sexta-feira (14). Em plenário os vereadores destacaram a eleição municipal e os incêndios florestais que varrem o município.
Só seis dos nove vereadores que compõe o Legislativo municipal participaram da primeira seção depois do pleito eleitoral.
Antônio de Hercília (PMDB)
Antônio de Hercília (PMDB) parabenizou os eleitos e reeleitos no último dia (02) para a câmara municipal bem como o gestor eleito e atual presidente da casa legislativa, Chico Borges (PTB).
O vereador, que se reelegeu para seu segundo mandato na casa, também agradeceu os votos recebidos no último pleito. “Agora a responsabilidade é bem maior e eu irei fazer o possível para não decepcionar nenhum daqueles que depositaram, mais uma vez, a confiança em mim através do voto”. Disse Antônio de Hercília.
Citando o incêndio que atinge a zona rural do município, o parlamentar disse lamentar o desastre ambiental. Segundo ele as chamas estão dizimando a natureza e prejudicando centenas de moradores das localidades afetadas.
O vereador disse ter visitado várias vezes a zona do fogo e prestado solidariedade às famílias afetadas pelo desastre.
Báu (PSD)
Báu (PSD) parabenizou os novos vereadores eleitos no último dia (02) como também os reeleitos para o parlamento. Báu que é suplente, agora se elegeu para um mandato de quatro anos como titular. O eleito aproveitou o momento para agradecer os votos recebidos e agradecer a Deus pela vitória. O novo parlamentar também parabenizou o prefeito eleito Chico Borges pela vitória nas urnas.
Se referindo a o incêndio Báu lamentou o episódio e pediu que os roceiros tenham mais cuidado ao usar fogo em suas propriedades.
Mundinho (PTB)
Mundinho (PTB) agradeceu ao seus eleitores pela sua reeleição e reafirmou que irar cumprir suas promessas de campanha trabalhando pelo município. Olhando para o gestor eleito Chico Borges, Mundinho disse que a partir do próximo mês de janeiro irá aprovar na câmara projetos e requerimentos para serem executados pela nova gestão municipal. Na oportunidade o prefeito eleito acenou positivamente para o colega parlamentar.
Nauva (PSB)
Nauva Carvalho (PSB) lamentou incêndio que atualmente consome grande parte da vegetação do município e disse ser solidária com as famílias afetadas pelo desastre ambiental. “Botar fogo no mato é crime, que justiça seja feita”. Disse a vereadora indignada.
Nauva, que não se reelegeu no último dia (02) para a próxima legislatura, lamentou a falta de consciência política de alguns eleitores, de acordo com ela nem sempre o eleitor vota no candidato pelo trabalho realizado. “Isso é coisa da política, a vida continua”. Desabafou a vereadora.
A parlamentar parabenizou os eleitos no último pleito e desejou boa sorte a todos. “Parabenizo a todos os vitoriosos nas últimas eleições, vereadores, prefeito e vice-prefeita, que a partir de janeiro próximo façam o melhor por Santana”. Finalizou Nauva.
Ieda (PMDB)
Ieda Leal (PMDB) também lamentou a onda de incêndio que atinge grande parte da zona rural do município, segundo a vereadora o fogo está causando perdas irreparáveis para grande parte da população.
A vereadora que desistiu de concorrer a mais um mandato na casa legislativa, também parabenizou a os eleitos vereador, prefeito e vice, ao tempo em que disse esperar que os vitoriosos nas urnas possam fazer o melhor pelo município nos próximos quatro anos.
Chico Borges (PTB)
O presidente do Poder Legislativo e prefeito eleito Chico Borges (PTB) agradeceu a Deus e à população pelos votos recebidos no último dia (02), bem como às felicitações recebidas por parte dos colegas de parlamento. Demonstrando respeito aos seus concorrentes, o prefeito eleito reconheceu que a disputa foi acirrada, mas dentro do sistema democrático.
“Gostaria de dizer que meu dever, a partir de janeiro de 2017, é honrar a confiança recebida do povo através do voto, trabalhando pelo município independente de bandeira partidária ou grupo político”. Garantiu o gestor eleito. Chico Borges também fez questão de parabenizar os candidatos eleitos e reeleitos para a próxima legislatura, como também demonstrou respeito aos colegas de parlamento que não obtiveram êxito nas urnas.
Se referindo ao incêndio florestal que consome grande parte da vegetação nativa do município, Chico Borges lamentou os prejuízos causados a centenas de famílias, mas a firmou acreditar que o desastre ambiental foi causado de forma acidental.
O parlamentou disse estar visitando as localidades atingidas pelo fogo e levando ajuda e solidariedade aos afetados pelas chamas.
Citando os vereadores eleitos para a próxima legislatura, Chico Borges orientou que os mesmos elaborem e aprovem uma lei municipal que discrimine o uso de fogo no município. Em sua justificativa o parlamentar disse que a intenção é evitar que outros desastres ambientais aconteçam.
Fonte:Santanahoje