Matéria / Politica

Deputado Federal quer destinar emendas de bancadas para reequipar Corpo de Bombeiros do Piauí

"Precisamos, em caráter de urgência, equipar o corpo de bombeiros do Piauí", afirma deputado

18/10/2016 | Edivan Araujo
/

As queimadas que estão atingindo Teresina e outros municípios piauienses foi pauta na sessão do Câmara nesta segunda-feira, 17, pelo Deputado Heráclito Fortes (PSB). Na ocasião, Heráclito alertou o ministro da defesa, Raul Jungman, para que desloque a Força Nacional para as áreas afetadas. Ele também convocou toda a bancada piauiense para que se una ao governo do Estado, no sentido de carrear recursos para equipar o corpo de bombeiros com equipamentos mais modernos.

“É preciso que o governador encare este problema com urgência e como estamos no momento de discussão de emendas de bancada, a minha proposta é reunir a bancada piauiense e trabalhar no sentido de darmos preferência, em caráter de urgência, a recursos para o reequipamento do corpo de bombeiros do Piauí. Este é um assunto sério e nós parlamentares temos o dever de dar uma cobertura às áreas afetadas por essas queimadas”, disse Heráclito.

O deputado sugeriu ainda que seja feito um estudo técnico para avaliar quais são as maiores necessidades do corpo de bombeiros no que se refere a equipamentos de combate a incêndios. “Sou sincero em reconhecer que o governo do Estado não tem condições de assumir essa responsabilidade sozinho e também não dispõe de recurso para atender essa demanda, que é cara. Então, é preciso que haja espírito de corpo de nossa bancada para que possamos ajudar no que for preciso”, disse, sugerindo ainda que seja feito um estudo técnico para saber quais são as principais necessidades dos bombeiros em termos de equipamentos e assim, suprir do que for mais necessário e urgente a corporação para que tenham melhores condições de trabalho.

A situação das queimadas em Teresina e em outros municípios do Piauí é alarmante. Na última quinta-feira (13), a cidade amanheceu em cinzas, e a informação era de mais 1600 focos de queimada do início do ano até o dia 12 de outubro (feriado). Somente nesse feriado foram registradas 17 ocorrências na capital e, em apenas três dias, o corpo de bombeiros recebeu 300 chamadas. A corporação conta com apenas 3 viaturas e 3 homens (sendo 1 motorista) trabalhando no combate aos incêndios.

Atualmente, o Estado conta com um efetivo de 314 bombeiros militares, sendo que 160 estão na capital e 30% desse efetivo encontra-se à disposição da Infraero. É o menor do país. Em entrevista à imprensa piauiense, o capitão Anderson, presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Piauí (Abmepi), afirmou que a questão dos focos de incêndio neste período do ano é recorrente aumentando em potencial também por conta da ação do homem. O capitão também destacou que desde 2011, a Associação vem alertando o Governo do Estado e a corporação para a falta de efetivo e de estrutura do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Portal AZ

Facebook