Matéria / Educacao

Estudantes do Pi participam de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

O projeto verificou se o software KmPlot pode ser utilizado como um meio inovador de facilitar o ensino/aprendizagem de funções...

09/11/2016 | Edivan Araujo
/

Por Marconni Lima

Alunos do curso técnico em informática do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Maria Pires Lima, de Uruçuí (PI), participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os estudantes Àlina Gomes Saraiva, Charliane dos Santos Teixeira e Franque Martins de Sousa, juntamente com os professores orientadores Alex dos Santos Salazar e Josenilton de Aragão Lima, desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado "Utilização do Software KmPlot como Ferramenta Facilitadora do Ensino/Aprendizagem de Funções".

O projeto verificou se o software KmPlot pode ser utilizado como um meio inovador de facilitar o ensino/aprendizagem de funções, fugindo de métodos convencionais e tradicionais, que quase sempre não apresenta o resultado esperado.Trata-se de um estudo de campo realizado na escola investigando o ensino de matemática, com foco no conteúdo de funções, considerando nessa investigação duas metodologias de ensino: metodologia convencional e metodologia utilizando o aplicativo educacional KmPlot". 

"O software permite a análise de funções matemáticas através de animação de gráficos em 2D e 3D. Adapta-se a uma proposta de educação construtivista podendo permitir que os alunos através da construção de gráficos percebam as características das funções",  disse o professor orientador Alex dos Santos. O software KmPlot pode ser facilmente utilizado pelos professores de matemática das escolas públicas brasileiras que possuem laboratório de informática equipados com sistema operacional Linux educacional.

A partir dos resultados pôde-se verificar a contribuição satisfatória do software KmPlot no ensino/aprendizagem de funções matemáticas. Entendemos que o uso de softwares educacionais como ferramenta mediadora do processo potencializa o ensino proporcionando mudanças qualitativas na educação, desde que os professores compreendam, vivenciem, aceitem, flexibilizem as inúmeras possibilidades da ferramenta, adaptando-a de forma a contribuir com a educação.

Para o professor Josenilton de Aragão que também orientou os estudantes isso não pretende desmerecer o ensino convencional de funções matemáticas. "Estamos sugerindo e apresentando uma outra abordagem para dinamizar o ensino e/ou adequá-lo as atuais exigências da sociedade", comenta.

A MOSTRATEC é um evento destinado à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Concentra jovens pesquisadores de vários países oferecendo a oportunidade na troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o currículo escolar desses jovens. Esse intercâmbio de informações fortalece a importância da pesquisa na construção do saber.

Fonte:Ascom

Facebook