Matéria / Politica

Cerca de 70% dos indícios de fraudes nas eleições não foram comprovados

Após o fim das eleições, os órgãos de fiscalização haviam identificado 4.164 mil indícios de irregularidades

26/11/2016 | Edivan Araujo
/

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI) continua investigando os indícios de irregularidades nas prestações de contas dos candidatos. Em muitos casos, a suspeita de doações não foi comprovada pelo órgão. Após o fim das eleições, os órgãos de fiscalização haviam identificado 4.164 mil indícios e, dentre os maiores colégios eleitorais do Estado, Teresina era o município com maior número de candidatos suspeitos. 
De acordo com Raquel Ferro, Coordenadora de Controle Interno do TRE, em cerca de 70% dos indícios nas prestações de contas foi constatada a receita estimada, onde há a doação ou cessão temporária de bens, o que não se configura como irregular. “Nesses casos o doador comprovou que, realmente, podia fazer aquele tipo de doação. Provou, por exemplo, que o veículo era dele, que ele estava prestando um serviço, embora estivesse desempregado. Isso a gente não pode impedir”, explicou. 

Ainda durante a campanha eleitoral candidatos começaram a ser intimados para prestarem esclarecimentos sobre as doações recebidas. No total, foram 197 candidatos da capital, 127 em Parnaíba, 87 em Floriano, e Picos teve 50 candidatos identificados com irregularidades na prestação de contas. 

Em Teresina, segundo Ferro, dos 67 candidatos que serão diplomados, entre os eleitos e suplentes, 38 já foram analisados e já tiveram seus pareceres técnicos encaminhados à Justiça Eleitoral. “O Juiz, diante do parecer, que irá sentenciar. Nosso parecer subsidia a sentença do juiz eleitoral”, disse a coordenadora. 

Todas as prestações de contas dos candidatos deverão ser julgadas até, no máximo, três dias antes da diplomação, que deve ocorrer no dia 14 de dezembro. “Algumas sentenças já saíram. Estamos trabalhando porque todos os eleitos têm que estar julgados até o dia 10 ou 11 do próximo.

Fonte: Portal O Dia

Facebook