Por José Maria Barros
Com o objetivo de discutir o processo de eleição para os diretórios municipais, estadual e nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) reuniu na tarde de ontem, 21, em Picos, seus filiados e lideranças. O encontro foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença da senadora Regina Sousa e do prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT).
As eleições internas no PT seriam realizadas no final do ano, mas, foram antecipadas para o dia 9 de abril. As inscrições das chapas devem ser feitas até 6 de março. Para o candidato se inscrever na chapa é necessário ter se filiado até 9 de abril de 2016, ter pago todas as contribuições financeiras, inclusive, os que não exercem cargo de confiança, eletivo ou de direção.
O Processo de Eleição Direta (PED) que acontecerá dia 9 de abril, renovará os diretórios municipais do PT e escolherá os delegados estaduais que elegerão em junho a nova direção nacional do partido.
Para o diretório municipal do PT em Picos, até o momento só existe um candidato a presidente. É o atual dirigente da sigla, Francisco Zacarias Teixeira, que ocupa o cargo de Ouvidor Gral do Município na gestão do Padre Walmir (PT).
Segundo a senadora Regina Sousa (PT), que participou do encontro em Picos, para o diretório estadual existem até o momento quatro candidatos. O atual vice, Pedro Calisto; o deputado federal, Assis Carvalho; ex-prefeito de União, José Barros e Francisco Chagas do Nascimento Júnior, o Junior do MP3.
Enfática, a senadora Regina Sousa (PT) afirmou não acreditar que haja consenso na eleição para o diretório estadual do PT no Piauí. “Acho que vai ter disputa! Isso é natural dentro do PT. Em minha opinião, dificilmente se construirá um consenso” – ressaltou.
Dos quatro candidatos a presidente do diretório estadual do PT, Pedro Calisto foi o único que compareceu ao encontro realizado em Picos ontem à tarde. Os demais não apareceram.
O prefeito Padre Walmir compareceu ao encontro e destacou a importância do debate sobre os rumos do partido. Falou também que é preciso aprofundar o tema das eleições dos novos dirigentes e atualizar as informações sobre a legenda em nível municipal, estadual e federal.
Fonte:JP Online