Ao falar por mais de uma hora aos prefeitos do Piauí, o governador Wellington Dias (PT) convocou os novos gestores para juntos elevarem o PIB (Produto Interno Bruto) no Estado e apontou soluções. Segundo o governador, é possível dobrar o PIB do Estado e afirmou que o país enfrenta uma das piores crises institucionais e financeiras e que a saída é o diálogo entre líderes.
Com o tema “O Estado que fomos, que somos e o que poderemos ser”, Wellington Dias iniciou sua fala mostrando os números sobre a expectativa de vida no Piauí. Segundo ele, em 2000 o piauiense vivia em média 66 anos, em 2016 pulou para 72,2 anos e a meta em 2025 é chegar a 75 anos a expectativa de vida no Piauí.
“Entramos no século 21 como um lugar atrasado”, disse o governador para uma plateia que lotou o auditório no Congresso das Cidades.
O governador apresentou os números sobre o Índice de Desenvolvimento Humano que é de 0.4 ainda muito baixo. Sobre educação, que pontuou como prioridade, destacou a evasão escolar e a distorção idade/série como gargalos para serem superados. Nesta área, o governador disse que pretende fazer uma pesquisa em parceria com APPM para detectar os problemas das escolas municipais e trabalharem em parceria.
“Um desafio da educação é cuidar da geração do passado”, disse.
Ele destacou a mediação através da educação tecnológica e informou que educação superior já chega a 135 municípios. Este ano, serão ofertados mais de 10 mil vagas para o vestibular da Universidade Aberta.
Potencial
O governador elencou para os prefeitos quais os potenciais de crescimentos e citou o agronegócio, produção animal, mineração, energia, turismo, extrativismo e comércio. Ele informou que o governo está investindo mais de R$ 6 bilhões em energia renováveis.
Segundo Wellington Dias, o MATOPIBA estima uma safra recorde para este ano.
Na opinião do governador, as PPPs são um caminho para acelerar o desenvolvimento nos municípios. Segundo ele, esse modelo está sendo feito nas áreas de abastecimento de água, rodoviária, Ceapi, transporte público e internet.
Dias ressaltou ainda que as parcerias com os municípios podem acontecer nas seguintes áreas:
Mobilidade Urbana
Infraestrutura
Qualidade de vida
Cultura
Saúde
Economia
"Queremos que todas as cidades tenham matadouros públicos, água, habitação, calçamento. Tudo isso melhora a expectativa de vida da população”.
Dias disse ainda que estava confiante que nos próximos 15 anos é possível dobrar o PIB, aumentar a expectativa de vida, que o piauiense tenha como renda seis mil dólares, que é a referência para as entidade mundiais.
Líderes dialogarem
Para o governador o “momento é delicado”, mas acredita que a saída para a crise é a união dos líderes. Ele ressaltou que pela primeira vez na história, o país vive uma crise que atinge todos os poderes.
“Estamos juntos, independente de partidos. Sou parte de uma geração que luta pela qualidade de vida. Não quero sair do Piauí e quero transformar o Piauí desenvolvido e conto com ajuda de vocês”.
Fonte: Cidade Verde