O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí, deputado licenciado Nerinho (PTB), reuniu-se na manhã de hoje, 23, com um grupo de empresários picoenses para tratar sobre os procedimentos necessários à regularização dos terrenos do Distrito Industrial de Picos.
O encontro foi realizado no final da manhã no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Picos. Além do secretário Nerinho, marcaram presença o Procurador do Estado, Fágner José da Silva Santos; diretor-presidente da Empresa de Recursos do Piauí (Engerpi), Ricardo Pontes; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Iata Rodrigues, vereadores, secretários municipais, empresários e estudantes.
Os terrenos do Distrito Industrial de Picos pertenciam a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Piauí, antiga Codipi, que fez a transferência ao governo do estado. E, de acordo com lei aprovada pela Assembleia Legislativa, estes agora estão sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sedet.
Com essa garantia jurídica a Sedet está providenciando a venda dos terrenos para os empreendedores já instalados no Distrito Industrial ao custo subsidiado de 5% do valor de mercado. Segundo Nerinho, somente poderão adquirir os imóveis aquelas pessoas que tenham interesse em investir no empreendimento, gerando emprego e renda para o município e para o estado.
O secretário Nerinho lembra que anteriormente o governo somente podia fazer a cessão dos terrenos do Distrito Industrial de Picos e, dessa forma os empresários não podiam buscar as agências de fomento para contrair os empréstimos. Agora não, eles poderão adquirir o imóvel por apenas 5% do valor de mercado e investir no empreendimento com a garantia de que aquilo é seu” – ressalta.
Para viabilizar a compra de um terreno e investir no seu empreendimento no Distrito Industrial de Picos, é necessário que o empresário elabore um projeto e envie para a Sedet. Lá ele será analisado pelos técnicos e, caso aprovado, é só oficializar a aquisição.
O deputado Nerinho adverte, no entanto, que existem alguns entraves. “Não se pode especular terreno! Aqui é para quem quer investir e trazer o desenvolvimento para Picos e região. Esse terreno uma vez comprado não pode ser repassado para terceiros, não pode ser revendido” – alerta.
Reestruturação
A reestruturação do Distrito Industrial de Picos é um projeto conduzdo pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e, segundo o deputado Nerinho (PTB), deverá ser concluído até o final deste ano.
O projeto possuiu uma área de 93 hectares localizado no bairro Pantanal e, de acordo com Nerinho, vai contar com toda uma infraestrutura, dentre as quais pavimentação adequada, iluminação e o primeiro passo que já foi dado, que é a regularização dos lotes a preços subsidiados para os empreendedores.
Fonte: JP Online