Matéria / Politica

Evandro Paturi disse que projeto que trata da COSIP será debatido na Câmara

O prefeito Padre Walmir Lima enviou, no final da manhã desta terça-feira (20), à Câmara Municipal de Picos, o novo projeto de lei de Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP)

23/02/2018 | Edivan Araujo
Vereador Evandro Paturi / Fotos: AgoraED

O prefeito Padre Walmir Lima enviou, no final da manhã desta terça-feira (20), à Câmara Municipal de Picos, o novo projeto de lei de Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP). A matéria foi enviada para a apreciação do Poder Legislativo que ao receber encaminhou para as comissões para ser analisado e debatido e depois ser colocado em votação no plenário.

Segundo informou o vereador e líder do governo na Câmara Evandro Paturi (PT), esse projeto será amplamente discutido entre os vereadores e até se for o caso com a sociedade civil organizada, já que interessa não só ao Poder Executivo, mais interessa também principalmente a população de um modo geral.

De acordo com Evandro Paturi no novo projeto contempla 10 mil famílias picoenses que estarão isentas e não irão pagar a taxa de iluminação pública, ou seja, essas pessoas que hoje estão inseridos na lei, haverá uma modificação, além de das comunidades e que deve ser estendido também para a rural do município.

O vereador informou ainda que a exigência da sociedade em reformular essa lei, fez com que o prefeito Padre Walmir juntamente com sua equipe técnica, pudesse olhar com calma e refazer um novo projeto com algumas alterações onde não punisse a população picoense com a taxa de iluminação pública, disse ele.

Em relação aos terrenos baldios o vereador disse que realmente será um assunto polêmico dentro do projeto, mais que será debatido para que se possa encontrar uma forma adequada para que não onere nenhum consumidor, assim como não gere prejuízo para o município, já que é um direito aprovado em lei a cobrança dessa taxa, frisou.

Segundo o parlamentar essa cobrança da taxa de iluminação feita por parte da Eletrobrás acontecer na seguinte maneira: “Ela cobra por poste com lâmpada acesa, mesmo que seja um terreno mais que tenha uma lâmpada acesa será cobrado a taxa de iluminação do dono desse terreno”, explicou ele.

Evandro Paturi informou que a taxa de iluminação pública cobrada é uma forma de cobrir com os investimentos que são feitos nesse sentido, ou seja, a manutenção das lâmpadas acesas nas ruas e avenida o que termina dando mais segurança para a população, comentou.

Posse dos novos secretários

Sobre a posse dos novos secretários municipais nas secretarias de Saúde, Governo, Agricultura e Abastecimento e a Secretaria de Cultura, ocorrido na manhã desta quinta-feira (22) no Palácio Coelho Rodrigues, o vereador viu de forma positiva, pois mostra que a administração está no caminho certo e que os partidos aliados estão contemplados e só assim, o prefeito terá o apoio de todos na sua atual gestão.

De acordo com Paturi, o prefeito Padre Walmir Lima (PT) deu uma nova oxigenada na sua administração com as mudanças ocorridas e espera agora o apoio de todos para que a administração municipal possa andar de maneira positiva na construção de uma cidade mais justa para a sua população, e ao mesmo tempo em que fortalecerá essas pastas com pessoas preparadas para desempenhar suas funções, disse ele.

Facebook