Matéria / Politica

Rejane Dias defende cooperação entre Governo do Estado e municípios para melhorar a qualidade da educação na primeira infância

Segundo Rejane Dias, a Educação Infantil é responsabilidade dos municípios, mas "a nossa ideia é ampliar o regime de cooperação do Governo do Estado com os municípios para que o Piauí possa avançar na melhoria dos indicadores da primeira infância".

24/04/2018 | Edivan Araujo
Deputada Rejane Dias / Foto: Maurìício Exenberger

Por Maurício Exenberger de Brasília

Integrante da Comissão de Educação, a deputada federal Rejane Dias (PT-PI) participou na manhã desta terça-feira de audiência pública sobre a situação da Primeira Infância no Brasil (0 a seis anos de idade), com o objetivo de acompanhar as políticas públicas para esses alunos na área educacional. Segundo Rejane Dias, a Educação Infantil é responsabilidade dos municípios, mas "a nossa ideia é ampliar o regime de cooperação do Governo do Estado com os municípios para que o Piauí possa avançar na melhoria dos indicadores da primeira infância".

"Nós estamos em busca das melhores experiências, como a do Estado do Ceará, onde fizemos algumas visitas, que tem o mesmo contexto social e educacional do Piauí, no sentido de melhorar o desempenho das nossas crianças."

 Na avaliação da deputada, é preciso aprimorar e avançar no sentido de que as crianças aprendam mais e recebam a alfabetização na idade certa. Da mesma forma, é necessário aperfeiçoar a proficiência, principalmente em Matemática e Português.

"O Governo do Ceará detectou que as crianças, já nos primeiros anos do Ensino Fundamental, tinham dificuldade de aprender a ler e escrever nos níveis adequados e, também, em Matemática. Tal situação é semelhante com a do nosso Estado, mas os nossos estudantes melhoraram bastante. A gente pode ver isso por meio dos indicadores do Ministério da Educação (MEC)", afirma a parlamentar.

Ipea - Foram convidados para a audiência os representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Herton Ellery Araújo e Ana Luiza Machado Lima.

Facebook