O Jornal Nacional exibiu nesta quarta-feira (25/04) trecho da gravação feita por Joesley Batista em que, segundo o empresário dono da JBS, ele estaria combinando a entrega de R$ 500 mil ao senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Partido Progressista.
Ano passado, Joesley já havia tratado sobre este pagamento, mas em novo depoimento dado à Polícia Federal no início deste mês, deu maiores detalhes de como ocorreu a entrega do dinheiro.
Conforme detalha o Jornal Nacional, destacando trechos do depoimento do dono da JBS, Joesley diz ter se reunido entre sete e oito da noite do dia 17 de março do ano passado, com Ciro e o executivo Ricardo Saud. O encontro foi gravado para registrar diálogo e tratativas sobre a entrega da mala de dinheiro, "o que de fato ocorreu", "sendo entregue diretamente por Ricardo Saud para o senador na garagem da casa de Joesley em São Paulo".
Ricardo Saud já havia dito em outras oportunidades que todas as pessoas que iam na casa de Joesley eram gravadas pelo circuito interno, mas no caso de Ciro, o motorista estacionou em um ponto cego. Não há imagens da entrega.
CONFIRA A TRANSCRIÇÃO DO DIÁLOGO EXIBIDO
Joesley - Agora vai dar pra começar. Eu falei pro Ricardo... É... e vamos, não. E vamos fazer de 500 em 500...
Ciro - De 500 em 500?
Joesley - Pá... pá
Ciro - Mas, não tem sangria, não.
Joesley - Porque é o seguinte: eu tinha, eu já te contei isso, eu tinha um jeito maior, que eu tinha terceiros que me ajudavam (...) Não... todos os terceiros parou.. eu zerei todos os meus... tal... e, agora, agora eu tô zerado.
Operação da PF
Ontem o senador foi alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Procuradoria Geral da Republica, diante suspeitas de tentativa de obstrução de Justiça. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no gabinete do progressista, e também nas residências de Ciro em Teresina e em Brasília. A defesa do senador tem reiterado que o senador não recebeu dinheiro de Joesley, e pontua a gravação como prova disto. Menciona ainda que a relação do senador com o empresário da JBS sempre foi "republicana".
Fonte:180graus