Por José Maria Barros
Atendendo solicitação do vereador Antônio de Moura Martins (PCdoB), a mesa diretora da Câmara Municipal de Picos suspendeu através de decisão administrativa, a sessão ordinária desta quinta-feira, 28. Na oportunidade aconteceria a eleição dos novos dirigentes da casa para o biênio 2019-2020.
A decisão foi tomada após parecer emitido pela Procuradoria Geral da Câmara, que considerou legítima a solicitação do vereador Antônio Moura e pediu o seu deferimento. O parlamentar requereu a imediata suspensão dos efeitos da emenda aprovada no último dia 21 de junho, que antecipa a eleição da mesa diretora para o biênio 2019-2020.
No requerimento, Antônio Moura solicitou ainda que fosse suspensa a realização da sessão ordinária que seria realizada nesta quinta-feira, 28 de junho. Os pedidos foram aceitos pela mesa diretora da Câmara, que suspendeu a sessão de hoje e também os efeitos da lei aprovada semana passada.
“Com isso o que fica valendo até a gente discutir judicialmente é a lei anterior, que prevê que a eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de Picos será realizada na última sessão ordinária do mês de dezembro. A decisão é essa e já foi comunicada a vários colegas vereadores. Como a sessão ordinária de hoje era para tratar unicamente da eleição, não haverá sessão” – reafirmou Hugo Victor, presidente da casa.
Hugo Victor acrescentou ainda que, caso a bancada de oposição, juntamente com o bloco do PTB, queiram realizar a sessão de hoje mesmo assim, ela não terá validade alguma. “Portanto, a eleição está suspensa, pois a mesma corria o risco de ser anulada mais na frente” – afirma Hugo Victor.
A decisão administrativa suspendendo a sessão ordinária de hoje foi assinada pelo presidente da Câmara, Hugo Victor (MDB); 1º vice-presidente, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP); 1º secretário, Wellington Dantas (PT) e 2º vice-presidente, Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT).