Matéria / Politica

Pré-candidato Ferreira diz que é preciso investir no ensino para evitar evasão escolar

"É preciso que haja uma reforma ampla no sistema de ensino desde país", diz Ferreira

13/07/2018 | Edivan Araujo
Francisco Ferreira / Foto: Ascom

O pré-candidato a deputado federal pelo (PRP) professor Francisco Ferreira em entrevista concedida ao portal AgoraED falou sobre o projeto para estudantes onde eles terão uma maior permanência na escola, seja pública estadual ou municipal e que termina sendo uma referência para o sistema de ensino.

Com o tema “Bonificação para estudantes permanecerem na escola, Ferreira como é mais conhecido, disse que a ideia surge exatamente de uma necessidade, pois segundo ele, mais de vinte por cento dos estudantes que entram no ensino médio das escolas públicas, abandonam antes de terminar os estudos.

Segundo Ferreira esse é um problema sério e deve ser tratado focando exatamente para evitar essa evasão escolar, pois de acordo com o mesmo, os estudantes deixam a escola na busca de trabalho para sobrevivência.

De acordo com o pré-candidato, é preciso que esse aluno consiga enxergar no ensino uma perspectiva de futuro imediato, pois o conteúdo escolar naquele momento pouco significa, tornando sem sentido a sua permanência.

“Esses jovens enfileiram os chamados nem, nem, isto é, nem estudam e nem trabalham. Isso se torna um prejuízo imensurável para a educação brasileira. As famílias de baixa renda não conseguem segurar seus filhos na escola, visto que passa por todo tipo de necessidades, até mesmo as mais básicas. Portanto, proponho que seja criada uma bonificação financeira especial para alunos comprovadamente carentes, considerando o mérito de participação e desempenho nos estudos. Tudo isso acompanhado de reforma estrutural do ensino, valorização dos profissionais da educação e qualidade do ensino como condição preponderante para melhorar a educação brasileira”, propõem Ferreira.

Facebook