O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) disponibilizou no último dia 13 de julho a lista em que constam os nomes de ex-gestores municipais e estaduais e municipais que tiveram suas prestações de contas reprovadas ou com parecer prévio pela reprovação, ou ainda consideradas irregulares.
Na relação disponibilizada pelo TCE do Piauí, aprece os nomes de seis ex-gestores, entre eles, dois ex-prefeitos, o primeiro é o ex-prefeito Valdenilson Dias Borge referente a contas de 2011 e 2012, e o segundo é o ex-prefeito Ricardo José Gonçalves referente a reprovação de contas e irregularidades nas contas da gestão.
O ex-prefeito, Ricardo José Gonçalves, teve as contas de governo e de gestão julgadas irregulares pela Suprema Corte referente ao exercício financeiro de 2013. Já o ex-gestor, Valdenilson Dias Borges, teve as contas de gestão reprovadas no tocante ao exercício de 2009 e 2012.
Entre os nomes, ainda constam o da ex-secretária de Educação, Elisete Maria Leal, que teve a prestação de contas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) referente ao ano de 2012 julgadas irregulares. O santanense que também já foi secretário de Educação e Cultura, Antônio Umbelino de Sousa, aparece na lista com irregularidades na prestação de contas do FUNDEB competência 2013.
A lista inclui ainda a ex-secretária de Saúde, Maria José Dias Leal Borges, e Milton Dias Santos por prestação de contas irregulares do Fundo Municipal de Saúde.
O parecer do TCE-PI que atende pela reprovação torna os nomes que constam na lista inelegíveis por oito anos mediante aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.
Folhaatual