A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão da eleição 2018 terá início no dia 31 de agosto, 37 dias antes das eleições. De acordo com o calendário eleitoral, o término deve ocorrer no dia 4 de outubro. Este ano, o período eleitoral foi reduzido de 45 para 35 dias.
Segundo levantamento feito pela TV CidadeVerde, na eleição para governador do Piauí, a coligação encabeçada pelo governador Wellington Dias (PT) terá o maior tempo de televisão e rádio. Serão mais de 4 minutos. Isso significa que ele o governador e os aliados terão 46,71% do tempo de propaganda.
Na oposição, Luciano Nunes terá o segundo maior tempo. O tucano poderá utilizar 1 minuto e 57 segundos para a propaganda. Ele faz coligação com siglas como o DEM e PSB.
Coligado com o grupo de partidos emergentes, o senador Elmano Férrer deve ter 41,1 segundos. O candidato do Solidariedade, Dr. Pessoa, deve ter 35,6 segundos. Ele faz coligação com PTC, PMN e PRB.
O levantamento foi feito levando em conta as regas da legislação eleitoral (Lei 9.504/97 e suas alterações). Somente está especificado o tempo de cada coligação para os 9 minutos destinados à propaganda eleitoral obrigatória de Rádio e TV. Sobre a coligação liderada pelo candidato Elmano Ferrer, foi feita uma previsão levando em consideração o apoio de 8 partidos.
Veja a projeção de cada candidato:
PT/ MDB/ Progressistas/ PSD/ PTB/ PRTB/ PR/ PCdoB/ PDT
Cerca de 4 min e 12 segundos / 46,71%
Governador: Wellington Dias (PT)
PSDB/DEM/ PSB
1 min e 57 segundos / 21,58%
Governador: Luciano Nunes (PSDB)
PODEMOS / PV/ PMN/ PRP/ Avante/ Patriota/ PPS
41 segundos/ 7,6%
Governador: Elmano Ferrer (Podemos)
SOLIDARIEDADE/ PTC/ PRB
36 segundos - 6,59 %
Governador: Dr. Pessoa (SD)
PSC
14 segundos / 2,57%
Governador: Valter Rebelo (PSC)
PSL/PROS
13 segundos / 2,38%
Governador: Fábio Sérvio (PSL)
PSOL + PCB
10 segundos – 1,9%
Governadora: Sueli Rodrigues (P-SOL)
Democracia Cristã
6 segundos / 1%
Governador: Romualdo Sena (DC)
PCO
6 segundos / 1 %
Governador: Lourdes Melo (PCO)
PSTU
6 segundos / 1%
Governadora: Luciane Santos (PSTU)
Fonte: Cidade Verde