Matéria / Politica

Vereadores de Picos denunciam descaso do Secretário de Saúde do Piauí Florentino Neto com o Hospital Regional

A denuncia foi feita na sessão da última quinta-feira (08) no plenário da Câmara Municipal.

10/11/2018 | Edivan Araujo
Câmara Municipal de Picos / Foto: Portalgranderede

Indignados com a forma como vem sendo tratado o Hospital Regional Justino Luz de Picos pela Secretaria Estadual de Saúde, na pessoa do secretário Florentino Neto, os vereadores da cidade de Picos fizeram um desabafo na tribuna da Câmara na sessão da última quinta-feira (08), a respeito do assunto que tem incomodado a população picoense e por aqueles que precisam usar aquela casa de saúde.

O primeiro a se pronunciar de forma indignada foi o vereado petebista Francisco das Chagas Sousa (Chaguinha), que disse que o desrespeito pelo órgão estadual estava passando das medidas, e acusou o secretário Florentino Neto de beneficiar outros hospitais menores que o regional com uma demanda de atendimento bem inferior e com recursos superiores acima do dobro.

Vereador Chaguinha

Para Chaguinha, os recursos que são repassados para a Fundação Hospitalar do Piauí que redistribui esse dinheiro para os hospitais, a cota destinada ao hospital de Picos é quase insignificante em relação aos mesmos das cidades de Parnaíba, Floriano e Oeiras, o que é inadmissível, disse o parlamentar. O vereador aproveitou para pedir ao presidente da Câmara Municipal de Picos que faça um oficio e encaminhe ao Governador Wellington Dias (PT), para receber em seu gabinete os 15 vereadores de Picos para tratar deste assunto.

O vereador Evandro Paturi (PT) também se manifestou de forma incisiva cobrando uma postura mais respeitosa por parte da Secretaria Estadual de Saúde, pois segundo o parlamentar não se pode conceber que a cidade que mais se arrecada no estado seja a que menos recurso recebe na área da saúde, e o que é pior, a forma como esses recursos são destinados.

Vereador Evandro Paturi

Para Evandro Paturi, já que o município arrecada mais que todas as cidades do estado então é importante que esses recursos sejam divididos na mesma proporção de sua arrecadação, e não da forma como a secretaria de saúde está fazendo mandando, ou seja, manda mais para a sua terra natal que é Parnaíba e para cidade de seu deputado federal, e com isso, o hospital de Picos recebe apenas o que sobrar dos repasses, frisou ele.

Paturi disse ainda que nessa audiência seja colocado o ponto de arrecadação para que o governador saiba que os picoenses estão insatisfeitos com o que vem acontecendo, e não aceitam mais a forma como o secretário tem tratado no que diz respeito a distribuição dos recursos para o hospital.

Facebook