Após 7 anos sem lançar um nome para a Prefeitura de Teresina, o PT sai unificado para as eleições 2020. Com a presença do governador Wellington Dias (PT), o deputado estadual, Fábio Novo, é o pré-candidato do partido a prefeito da capital.
O consenso só foi possível depois que o deputado, Franzé Silva, e o militante Júnior do MP3 retiraram as suas pré-candidaturas. Agora Fábio Novo inicia o processo de conversar com outros pré-candidatos da base.
A última candidatura do PT foi em 2012 quando Wellington Dias disputou a prefeitura de Teresina, tendo como vice Cícero Magalhães.
"O PT teve muitas dificuldades nos últimos 30 anos. Eram escolhas que ficavam truncadas, que não ficavam bem resolvidas. Conseguimos dialogar e chegar ao entendimento. Não tem divisão no PT. Todos estão defendendo candidato próprio. Estou sensibilizado com Franzé e Júnior do MP3", destacou Fábio.
O deputado vai buscar o apoio de outros partidos da base aliada.
"Temos outros partidos da base. Temos um pré-candidato que é secretário como o Fábio Abreu. O PT precisava resolver sua situação. Com isso, entendemos que ao unificar o partido, temos que buscar outros partidos para dialogar. Defendo que possamos chegar no segundo turno. E com isso os demais da base vão unificar. Vamos dialogar com os partidos que queiram conversar com o PT. Sem restrições, obviamente que temos uma linha de política mais humana em áreas como educação e saúde. Sem discriminação, ouvindo todos. Sem discriminação", afirmou o secretário da Cultura.
O governador Wellington Dias disse que apesar de apoiar Fábio Novo vai respeitar os demais nomes da base.
"Fazemos com muito respeito a todos que fazem parte da base. Temos que esperar para saber o que vai acontecer. Quem sabe acontece uma unificação na base? É preciso esperar", disse o governador.
O presidente do PT, Assis Carvalho, destacou a União do partido e a participação do governador no processo.
"Ficamos muito felizes que a unificação veio logo após a eleição do partido. O PT vai unido e Fábio Novo vai ser o próximo prefeito de Teresina", disse.
Fonte: Cidadeverde