Matéria / Politica

Picoenses e autoridades comemoram liberdade do ex-presidente Lula

A liberdade do ex-presidente foi efetivada após a determinação do juiz federal Danilo Pereira Júnior

09/11/2019 | Edivan Araujo
Wellington Dantas, Araujinho e Padre Walmir participam de carreata / Foto: Jailson Dias

Por Jailson Dias

Centenas de picoenses e autoridades do município comemoraram a liberdade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), após ele ter sido solto no final da tarde da sexta-feira, 08. O ex-presidente foi beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu ser inconstitucional a prisão de réus após julgamento em segunda instância. A decisão foi tomada na quinta-feira, 07, à noite após longa deliberação. Seis ministros foram contra a prisão e cinco a favor, o voto de desempate coube ao presidente do STF, Dias Toffolli.

A liberdade do ex-presidente foi efetivada após a determinação do juiz federal Danilo Pereira Júnior, atendendo recursos dos advogados do ex-presidente e usando como base a decisão do STF.  Lula estava preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba – PR desde abril de 2017, após ter sido condenado em duas instância no caso do tríplex. O STF, contudo, entendeu que a prisão só podia ter acontecido após o “trânsito em julgado” da questão.

Ainda pesam outros processos contra o ex-presidente, no entanto, a sua liberdade, há muito pedida através do movimento “Lula Livre”, gerou uma onda de euforia no país. Manifestações foram verificadas em outras cidades. Além de Picos, Francisco Santos, município da região, também promoveu a sua manifestação comemorativa.

Nas imagens da comemoração na noite da sexta-feira em Picos podem ser vistos o prefeito Pe. Walmir Lima (PT), os vereadores Wellington Dantas (PT) e Simão Carvalho (PSD), o empresário Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho e outros. Todos fazendo o “L” de Lula com a mão.

 

Fonte: Folhaatual

Facebook