O senador Marcelo Castro (MDB) voltou a criticar nesta terça-feira (3), a proposta do governo federal de acabar municípios com menos de 5.000 habitantes e possuem arrecadação inferior a 10% da receita total. No Piauí, 78 municípios seriam extintos. Para o parlamentar, a proposta tem chance “abaixo de zero” de passar no Congresso Nacional e foi feita por pessoas que não conhecem a realidade do país.
“Isso é uma proposta típica de burocratas, de pessoas que nasceram no asfalto, que nunca visitaram o interior do país, as regiões mais longínquas e abandonadas. São pessoas que trabalham dentro de quatro paredes com ar condicionado, muito longe da realidade brasileira”, desabafou em entrevista à TV Cidade Verde.
“A chance de esse projeto passar aqui no Congresso é abaixo de zero. Aqui têm representantes que conhecem a realidade no Brasil e não vive só em ar condicionado”, acrescentou.
Castro chegou a dizer que desafia alguém mostrar que a vida dos habitantes desses municípios piorou após a emancipação política.
“Eu duvido que tenha um habitante de uma dessas pequenas cidades, em qualquer lugar do Brasil, que seja favorável a uma atitude dessas. Simplesmente as pessoas hoje vivem muito melhor nessas cidades do que quando eram povoados, e viviam abandonas a própria sorte”, declarou, citando as cidades de Guaribas e Morro Cabeça no Tempo como exemplo.
“São regiões distantes da sede. As pessoas hoje têm mais educação, saúde e infraestrutura”, finalizou.
Hérlon Moraes