Matéria / Educacao

Colégio São Judas Tadeu lança o Projeto Literário para os alunos do Ensino Fundamental I

O projeto foi lançado na manhã da última segunda-feira (02)

04/03/2020 | Edivan Araujo
Momento do projeto / Fotos: AgoraED

O Colégio São Judas Tadeu Unidade IV de Picos, dentro de um projeto de valorização do ensino, lançou na manhã da última segunda-feira (02), para os alunos do Ensino Fundamental – I, o Projeto Literário que tem como uma das propostas incentivar a leitura e o desenvolvimento intelectual de seus estudantes.

O objetivo principal desse projeto literário é estimular nos alunos um processo de leitura trabalhando os paradidáticos de 2020 de forma lúdica, e incentivar a formação de leitores, despertando o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação. Através das atividades realizadas no projeto os alunos irão compreender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilitam nosso crescimento intelectual de modo a permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, além de ampliar o vocabulário. Durante o projeto as experiências de leitura com o grupo e individualmente buscam incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa e oportunizará aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas, proporcionando-lhes uma vivência com novas experiências, valores diversificados e novas ideias.  Dessa forma os livros paradidáticos serão trabalhados paralelamente ao material didático.

Segundo informou Ostavane, Coordenadora Pedagógica, as turmas do Ensino Fundamental – I, começarão a utilizar os paradidáticos através do Projeto Literário Arca dos Sonhos. Os alunos trabalharão o livro de forma lúdica orientados pelas professoras que terão como base a Plataforma Literária do SAE, que semanalmente propõe atividades e reflexões sobre o livro em estudo.

A coordenadora falou também da importância da colaboração das famílias no sentido de acompanhar as atividades propostas, as solicitações das professoras, bem como a leitura do livro e assim esse aluno terá êxito com o projeto cujo objetivo maior é despertar o prazer de ler, e apontou alguns títulos que serão trabalhados como, por exemplo, no 1º ano – O mundo no blackpower de Tayo, no 2º ano – O  saci e a reciclagem do lixo, no 3º ano – O prendedor de sonhos, no 4º ano-  Um outro país para Azzi e no 5º ano – Breve histórico de um pequeno amor.

Ostavane Coordenadora Pedagógica

Para a abertura do projeto foram realizadas atividades em que algumas professoras estiveram caracterizadas como personagem do paradidático, despertando nos alunos o encantamento com a contação da história criando um clima de suspense para que gerar a curiosidade para leitura do livro encerrando com uma atividade de caça ao tesouro literário”, informou a coordenadora.

De acordo com ela, acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto. Sendo assim, o propósito deste trabalho é também incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo”, disse Ostavane.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook