Matéria / Politica

Instituto Credibilidade divulga pesquisa para a Prefeitura de Picos

O Instituto Credibilidade divulgou uma nova pesquisa de intensão de votos mostrando o atual cenário da disputa pela Prefeitura de Picos

20/03/2020 | Edivan Araujo
Pré-candidatos a prefeito de Picos / Foto: Reprodução

O instituto Credibilidade divulgou nesta sexta-feira (20/03) uma pesquisa de intensão de votos mostrando o atual cenário da disputa pela Prefeitura de Picos (PI). O levantamento dos dados foi realizado no período de 12 a 14 de março com 400 eleitores entrevistados na zona urbana e rural do município. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de cinco pontos percentuais para mais ou pra menos.

Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os nomes dos pré-candidatos, Gil Paraibano (Progressistas) aparece com 48,75% das intensões de voto; seguido por Araujinho (PT), que tem 23,25% da preferência; em terceiro figura o Coronel Viana (sem partido), com 7%, e na quarta colocação aparece Júnior Nobre (sem partido), que tem 4,75% das intensões. Não souberam ou não opinaram 8,75% dos entrevistados; e responderam nenhum, nulo e branco 7.50% dos eleitores ouvidos.

Estimulada

Na pesquisa espontânea, quando sem citar nomes, o entrevistador pergunta em quem o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, segundo o Instituto Credibilidade, o cenário atualmente da disputa pelo Palácio Coelho é o seguinte: Gil Paraibano (Progressistas) é lembrado por 43,50% dos entrevistados; Araujinho (PT) vem na sequência com 18%; Coronel Viana (sem partido) é o terceiro mais citado, 5,50%; em seguido aparece Junior Nobre (sem partido) com 4,50%. Não souberam ou não quiseram opinar 28,50% dos entrevistados.

Espontânea

O Instituto Credibilidade também levantou à rejeição dos pretensos candidatos a prefeitura de Picos. Quando perguntando em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum, o Coronel Viana (sem partido) aparece em primeiro lugar com 29,75%; seguido por Júnior Nobre (sem partido) com 11,75%; em terceiro está Araujinho (PT), com 8%; e por último Gil Paraibano (Progressistas) com 4,75% de rejeição. Responderam ‘Nenhum, nulo ou branco’ 27,50% dos eleitores e não souberam responder ou não quiseram opinar 18,25% dos entrevistados.

Rejeição

Em comparação com a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Araujinho (PT) foi o que mais cresceu na preferencia popular. O pré-candidato subiu 7,25% em menos de um mês, indo de 16% para 23,25%.

FICHA TÉCNICA:

Período de realização: 12 a 14 de março de 2020

Registro: PI-06354/2020

Grau de confiança: 95%

Margem de erro: 5% para mais ou para menos

Contratante: Web Comunicações

 

Fonte: Webpiauí 

Facebook