O presidente do PCdoB de Picos, Edilberto Cirilo de Sousa, divulgou neste domingo uma nota sobre a sentença do juiz eleitoral Fabrício Cysne de Novaes, titular da 10ª Zona Eleitoral de Picos, que em decisão proferida ontem sábado (17), decidiu por anular a convenção partidária, realizada no último dia 12 de setembro de 2020, em relação aos candidatos aos cargos proporcionais.
Na Convenção do PC do B de Picos, por 14 votos a 07, os convencionais não homologaram a candidatura de Raniery Lima para disputar uma cadeira para a Câmara Municipal. Raniery, então, recorreu à Justiça Eleitoral para anular a Convenção.
Diante da ação impetrada pelo advogado do candidato, Raniery Lima, o Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela procedência da Ação e, consequentemente, pela nulidade da convenção partidária do PC do B de Picos.
Após analisar as alegações do autor, a contestação do partido e o parecer do MPE, o magistrado decidiu pela anulação, considerando que houve mácula insanável na referida convenção, no sentido de impedir a votação do nome de Raniery Dantas Lima em votação aberta, impedindo que o mesmo pudesse concorrer ao cargo eletivo de vereador nas eleições 2020.
Não concordando com a decisão do magistrado, o presidente do partido Edilberto Cirilo, informa que foi pego de surpresa com a decisão e que recorrerá a segunda instância, pois não foi respeitado a autonomia do partido para tomar suas próprias decisões, pois na convenção por maioria absoluta dos convencionais foi definida a sua chapa proporcional, e isso tem que ser levado em consideração, frisou ele.
Veja a nota abaixo:
PCdoB confia na justiça e mantém campanha em Picos.
O PCdoB e a sociedade de Picos foram surpreendidos, neste sábado, com a decisão do juiz eleitoral do município de anular parte da Convenção Eleitoral do PCdoB de Picos. A anulação diz respeito ao ato da convenção que escolheu, pelo voto da maioria absoluta dos convencionais, a chapa de vereadores e vereadoras que disputarão a eleição para a Câmara Municipal. Informamos à população de Picos que recorreremos dessa decisão, de primeira instância, e que temos plena confiança de que a justiça agirá no sentido de resgatar a autonomia do PCdoB de definir sua chapa proporcional. Dessa forma, daremos sequência as campanhas de nossos candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Picos. Temos a confiança de receberemos o apoio e os votos do eleitorado picoense, necessários para garantir a presença do PCdoB no legislativo municipal de nosso município.
Edilberto Cirilo
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Picos.