Por Francy Teixeira
Coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores, o piauiense Wellington Dias (PT) sinalizou no domingo (02) que está em tratativa com os Estados Unidos por uma ajuda humanitária ao Brasil, assim, o chefe do Poder Executivo busca a antecipação das entregas dos imunizantes da farmacêutica Pfizer.
Na linha de frente das articulações com os demais países, o governador piauiense ainda sinalizou para uma reunião na próxima terça (04) com representantes da Rússia em prol da Sputnik V; vacina já aplicada em 62 países e que aguarda o aval para importação no Brasil.
"Na terça há uma agenda com embaixada da Rússia e Ministro da Saúde da Rússia sobre a vacina Sputinik e deu resultado com a ONU e OMS com a chegada desde sábado e domingo da Astrazeneca, que foi prometido, 4 milhões de doses de um total de 8,1 milhões para o Brasil", pontuou.
Com a expectativa do Governo Federal de que o Plano Nacional de Imunização (PNI) seja cumprido até dezembro, o presidente do Consórcio Nordeste frisou que os governadores não vão aceitar e querem até agosto atingir a meta com os brasileiros com mais de 18 anos vacinados. "Não vamos aceitar calendário p vacinar os do grupo de risco, demanda de vacina do Brasil, para dezembro como anunciou Ministro da Saúde, queremos completar a imunização com mais de 70% acima de 18 anos, vacinados até agosto", concluiu.
Fonte: Meio Norte