Matéria atualizada às 17horas
Em coletiva de imprensa, o governador Wellington Dias (PT) e o secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles anunciaram agora há pouco a antecipação do pagamento da segunda parcela do 13º salário para o dia 18 de outubro. O anúncio aconteceu no Palácio de Karnak.
“É uma medida importante para a recuperação da economia, já que terá recursos circulando. Temos uma inflação recorde e a antecipação de recursos diminui os efeitos desse processo inflacionário e aguardamos medidas do governo federal”, disse Rafael Fonteles.
Durante o anúncio, Rafael Fonteles informou também que equipe econômica estuda a antecipação da tabela de pagamento de 2022.
O pagamento da segunda parcela do décimo estava previso no calendário para o dia 18 de dezembro, antecipando dois meses.
O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles pontuou que com a antecipação serão injetados na economia do estado R$ 200 milhões. No estado, são mais de 95 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas.
O gestor disse que o recurso visa reduzir os efeitos da alta na inflação e cobrou medidas do Governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
A primeira parcela do 13° salário tem sido paga na data do aniversário do servidor.
“Em meio e essa situação grave do País, com inflação elevada, descontrole inflacionário, com crescimento de demanda na saúde, essa medida dará impacto nas pessoas de baixa renda”, disse o governador
Wellington Dias lembrou ainda que há 17 anos lançou a tabela anual de pagamento e apostou no equilíbrio financeiro ao longo dos anos. Dias lembrou que o estado melhorou no ranking de competitividade, subindo seis casas, sendo destaque nacional.
De acordo com o governador, a tendência é de melhorar ainda mais. “Estamos trabalhando no sentido de antecipar o calendário de pagamento ainda mais, vamos prosseguir nesse caminho já que estamos organizando e modernizando o estado, e temos capacidade de investimento”.
Medidas para o agronegócio
O governador também comentou sobre as medidas previstas para o agronegócio e citou a viabilidade de condições de crédito. No entanto, não adiantou valores.
“O objetivo é garantir condições de crédito, ao mesmo tempo assistência técnica e essa é a novidade: inovação. Estamos saindo daquela fase onde se criava os animais no mato e de criação extensiva, tendo a importância do nosso vaqueiro. Agora, estamos melhorando tanto a condição de produção de grãos, frutas e essa área animal. Nossa equipe da ADAPI, que garante o controle, e dessa forma e tudo isso garante a ter preços melhores”, pontuou.
Assista anúncio aqui:
Atualizada às 10h
Foto: Roberta Aline
O governo do estado convocou uma coletiva de imprensa, às 12h, de hoje (4) para anunciar a antecipação da segunda parcela do 13º salário do servidor público estadual.
O anunciou será feito pelo governador Wellington Dias (PT), com a presença da vice-governadora Regina Sousa e do secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles.
Wellington Dias estava de agenda em São Paulo, mas está previsto para chegar a tempo para fazer o anuncio no Palácio de Karnak.
No estado, são mais de 95 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. A tabela de pagamento deste ano, o governo conseguiu que os servidores recebessem seus salários até o 5º dia útil do mês seguinte.
Semana passada, a Secretaria de Fazenda antecipou o pagamento de setembro para o dia 1º de outubro.
A primeira parcela do 13º salário é pago no mês de aniversário do servidor.
A cúpula econômica do governo estuda agora a tabela de pagamento de 2022. O secretário Rafael Fonteles disse que a equipe estudava os balancetes para saber as mudanças que poderiam ser feitas para o próximo ano. O governo analisa também a possibilidade de reajuste salarial para 2022, após mais um ano de salários congelados, devido a portaria do governo federal.
Covocatório de coletiva:
O governador Wellington Dias fará uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (4) para o anúncio de medias de estimulo a economia no estado. O evento será às 12h, no Palácio de Karnak.
A coletiva será transmitida ao vivo pelo canal do youtube do governo do estado.
Fonte: Cidadeverde