Considerado um dos maiores produtores de energia gerada a partir da força dos ventos, o Parque Eólico de Marcolândia, no Sul do Piauí, praticamente não tem mão de obra local. A maioria dos trabalhadores vem do vizinho Estado de Pernambuco porque as cidades piauienses não têm escolas profissionalizantes.
Para o professor Washington Bonfim, pré-candidato ao governo do Piauí pelo Cidadania, é urgente uma mudança na Educação oferecida pelo Estado. “Precisamos adequar o ensino à realidade local e também preparar os jovens para o mercado de trabalho, de forma a explorar as potencialidades de cada região”, defende.
Ele ressalta que a circulação de recursos a partir das usinas eólicas se dá basicamente por conta do arrendamento das terras para a instalação das torres. “Quem busca se aperfeiçoar para conseguir emprego, tem que buscar escolas em Pernambuco. A escola estadual de Marcolândia, que poderia oferecer essa qualificação, está em reforma e não há previsão para abrir”.
O pré-candidato, que tem viajado pelo Estado, critica a ausência de ações efetivas que possam alavancar o desenvolvimento econômico do Piauí, que compra de outros Estados a maior parte dos produtos que consome. “O que falta é uma política industrial. Sem produção, não tem emprego e não tem renda. Mais do que nunca precisamos de revolução produtiva”.
Washington acredita que a educação é um instrumento que pode mudar a realidade do Piauí. “Com escolas integrais e ensino técnico, podemos aproveitar o potencial de cada região do nosso Estado, como energias renováveis, apicultura, a água em barragens e as terras férteis em várias cidades”.
Fonte: Ascom