Matéria / Politica

Vereadora Dalva Mocó apresenta requerimentos para a inclusão dos deficientes auditivos e em garantia dos direitos das mulheres picoenses

O pronunciamento aconteceu na sessão da Câmara Municipal de Picos ocorrida na última quinta-feira, (03)

05/03/2022 | Redação
Vereadora Francisca Celestina de Sousa Moura, a "Dalva Mocó" / (Fotos: Agora ED)

 

A vereadora Dalva Mocó (PTB) apresentou o Projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença do profissional, tradutor ou intérprete de língua de sinais (TILS) em todos os eventos públicos oficiais realizados pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Secretarias Municipais de Picos.

 

Ela justifica a proposta como necessária para a inclusão social das pessoas portadores de necessidades especiais, como os surdos-mudos:

"Essa é a reivindicação é uma maneira de está incluindo às pessoas com deficiência auditiva. De acordo com um estudo realizado pelo Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) de Picos, existem aproximadamente 3.803 pessoas com deficiência auditiva aqui na nossa cidade. São pessoas que também tem o direito e merecem nosso respeito, merecem ser incluídos como cidadãos e também merecem participar dos eventos".

 

Em seguida, a vereadora Dalva apresentou o seu requerimento em que solicita da Secretária Municipal de Assistência Social que seja implantada na Coordenadoria da Mulher uma equipe multidisciplinar composta por: advogados, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, para atuar garantindo a efetividade dos direitos das mulheres.

"É um requerimento que apresentei em outras oportunidades, mas ainda não foi atendido. Eu, na condição de representante feminina aqui nessa Câmara, sempre defendo os direitos das mulheres. Por isso, solicito a secretária, Dra Wianika, que implante esse serviço de apoio a Coordenadoria da Mulher de Picos para que às mulheres vítimas de violências que procurarem, possam receber atendimentos especializados de advogados, psicólogos, assistentes sociais. Estudos recentes mostram de que a violência doméstica aqui em Picos possuem números assustadores de casos. E nós precisamos de políticas públicas voltadas para essas mulheres que sofrem tanto".

 

Por fim, Dalva solicita a Secretaria Municipal de Saúde que ofereça serviços gratuitamente de mastologia às mulheres que não tem como pagar uma consulta particular:

"Eu solicito ao secretário Aldo Gil que possa possibilitar atendimentos com mastologista às muitas mulheres que não tem condições de pagar consultas. Que o serviço seja ofertado pelo CIEM assim como existem outros serviços de saúde".

Escute o pronunciamento da Vereadora Dalva Mocó 

Facebook