Matéria / Politica

Mainha propõe inclusão do PI na Zona Franca do Seminário para driblar cenário de desemprego

A proposta se baseia nos conceitos de justiça social e no objetivo constitucional de corrigir as desigualdades sociais e regionais

22/06/2022 | Redação
Mainha / Foto: Ascom

Dados divulgados recentemente pela agência Austin Rating mostram que a taxa de desemprego no Brasil deve ficar entre as maiores do mundo em 2022. A pesquisa sinaliza que o país deve ocupar a 9º posição, entrando no rol de pior estimativa de desemprego (13,7%), ficando bem acima da média global prevista para o ano (7,7%). Frente a esses dados preocupantes, o pré-candidato a Deputado Federal Mainha, propõe a inclusão do Piauí na Zona Franca do Semiárido Nordestino, uma vez que é uma oportunidade realista de trazer novas indústrias para o estado e, na mesma medida, potencializar a geração de empregos, renda e bem-estar da população piauiense.

Pragmaticamente, o intuito é alavancar todo a capacidade produtiva do Piauí, investindo em uma atuação que vise aproveitar o potencial indutor do desenvolvimento socioeconômico do Nordeste do Brasil e da zona de livre comércio na região do Semiárido, contribuindo para geração de empregos na região. “Um dos maiores objetivos será a interiorização do desenvolvimento, considerando que o projeto prevê a instalação de nove polos industriais em cidades com localização estratégica, em áreas distantes das capitais, devendo as mesmas expandirem os investimentos para todos os pequenos e esquecidos municípios. O que lutamos é que o Piauí também faça parte”, reitera.

Mainha observa ainda que, mais do que nunca, essa medida é necessária, já que “em meio a este problema que afeta a população de nosso país, vemos a inércia do presidente da República que não tem um plano que coloque a geração de empregos como objetivo. Estamos diante de um governo sem perspectivas de oportunidades para a nossa juventude. Precisamos de políticas públicas que incluam de verdade o brasileiro no mercado de trabalho”, endossa o pré-candidato.

A inclusão do Piauí na Zona Franca do Semiárido se baseia nos conceitos de justiça social, tributação indutora, extrafiscalidade e, sobretudo, no objetivo constitucional de correção das desigualdades sociais e regionais, levando em consideração a PEC 19/2011, que sugere a criação da Zona Franca do Semiárido, proposta semelhante à Zona Franca de Manaus, sediada na cidade de Cajazeiras na Paraíba, com a função de estimular a instalação de empresas nesse local, proporcionando um número elevado de empregos e maior desenvolvimento econômico via oferecimento de incentivos fiscais.

Fonte: Ascom

Facebook