Eleito presidente da República com 60 milhões de votos no pleito de 30 de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), serão diplomados amanhã, segunda-feira (12), a partir das 14h00, em Brasília – DF. A solenidade será realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entidade responsável pelas eleições e presidido pelo ministro Alexandre de Morais.
Conforme a Constituição, a diplomação confirma que Lula está apto a tomar posse como presidente da República no dia 1° de janeiro de 2023. Pelo menos 13 chefes de Estado já confirmaram presença na posse.
Lula prometeu que após a diplomação deve anunciar os nomes de mais ministros. Até o momento ele confirmou Fernando Haddad na Fazenda; José Múcio Monteiro na Defesa; Rui Costa na Casa Civil; Flávio Dino na Justiça e Segurança Pública e Margareth Menezes na Cultura.
A diplomação de Lula consolida a sua vitória eleitoral em meio a atos antidemocráticos verificados em determinados pontos do país.
Biografia
Luiz Inácio Lula da Silva, 77 anos, é natural de Garanhuns (PE) e concorreu pela coligação Brasil da Esperança (formada por FE Brasil (PT/PCdoB/PV)/Solidariedade/Federação PSOL-Rede/PSB/Agir/Avante/Pros).
Presidente da República entre 2003 e 2010, ele é casado com Rosângela Silva, Janja, e tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Boletim do Sertão