Matéria / Novelas

GPA garante a presença de mulheres em cargos de liderança em Teresina

Companhia aposta em programas de desenvolvimento para aumentar a participação feminina em cargos de liderança

08/03/2023 | Redação
GPA garante a presença de mulheres em cargos de liderança em Teresina / Foto: Ascom

O Dia Internacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 8 de março e simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas as dos homens e combate ao machismo, violência e desigualdade. Há anos o GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar da América Latina e controlador das redes Pão de Açúcar e Mercado Extra, estabeleceu como parte de seus programas de desenvolvimento sociais e metas específicas do Grupo a execução de ações que promovam mais diversidade, igualdade e equidade de gênero dentro do seu quadro de colaboradores(as). No Piauí, quase um terço dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.
 
Em números nacionais, elas ocupam 38,3% dos cargos de liderança. Importante salientar que o GPA tem metas específicas para alcançar até 2025: ter 40% das mulheres em cargos de liderança (gerentes e acima). Isso se materializa diariamente, uma vez que desenvolvem políticas internas para estimular a liderança feminina dentro da organização: especificamente por meio dos programas de Desenvolvimento de Liderança Feminina (2019) e também com apoio do Programa de Sucessão (2013).
 
Para Roseli Bastos, gerente da loja do Pão de Açúcar localizada na avenida Dom Severino, em Teresina, é muito importante que as empresas tenham um olhar atento e estratégico para as problemáticas sociais, já que ser mulher em cargo de liderança é um desafio e, na mesma medida, motivo de orgulho pelo reconhecimento das competências profissionais.
 
Roseli também destaca que na contramão de empresas e grupos que não agem em prol de ambientes corporativos preocupados com a promoção efetiva da equidade social em todas as frentes, “o GPA defende a equidade de gênero, proporcionando espaço de fala para as mulheres e incentiva a Liderança Feminina por meio de programas de formação, cursos e cotas de liderança. Me sinto respeitada, reconhecida e valorizada como pessoa e profissional”, explica, satisfeita com as ações. Ela participou do programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina da companhia em 2019.
 
Sobre os programas de desenvolvimento do GPA
 

Em 2013, o GPA criou um Programa de Sucessão com o objetivo de desenvolver e reter colaboradores e colaboradoras em potencial para assumir posições de liderança, proporcionando oportunidades de carreira e sucessão, garantindo promoções internas, além da formação de um banco de talentos para suprir necessidades futuras dos negócios.
 
Por sua vez, o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina foi criado em 2019 para fomentar a participação de mulheres em posições de liderança, sendo direcionado a todo público feminino da companhia e já atingiu aproximadamente 1.200 mulheres desde a sua primeira edição por meio de workshops e rodas de conversa, por exemplo.

Fonte: Ascom

Facebook