Em sua rede social, o deputado Aldo Gil (PP) informou que recebeu em seu gabinete uma comitiva de professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que expôs a situação na instituição, como do desabamento do teto de uma sala e da biblioteca que ocorreu no último sábado (11).
"Durante sessão plenária desta quinta-feira (16), apresentamos as reivindicações do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí - ADCESP, como o reajuste salarial dos professores, a falta de infraestrutura que, inclusive no último sábado (11), parte do teto do Campus Torquato Neto desabou, e a drástica situação da biblioteca que também desabou em 2012 e encontra-se com as obras paralisadas há mais de sete anos.
É vergonhoso a forma que uma instituição tão importante como a Uespi vem sendo tratada, ou melhor, destratada. Por isso, solicitamos uma audiência pública para tratar dessas questões tão importantes. Estamos atentos e a postos à educação do Piauí", afirma.
Já na tribuna da sessão da Assembleia Legislativa do Piauí, Aldo Gil, pediu a mobilização de todos para ajudar a UESPI:
“Os professores pediram para agendar uma audiência pública para tratar do assunto do reajuste salarial dos professores da Uespi, dos quais 942 são efetivos, sendo 83% mestres e doutores, e desde 2013 não recebem reajustes, perdendo esse poder salarial para a inflação, causando uma defasagem salarial de 62% durante esse período. Gostaria de pedir ao governador Rafael Fonteles celeridade, porque o momento é de calamidade pública dentro do campus”, afirmou Aldo Gil.