Os Vereadores da Câmara de Aroeiras do Itaim realizaram a terceira sessão ordinária do Ano Legislativo neste ano de 2023.
Na oportunidade, estiveram presentes todos os 09 (nove) vereadores: Manim de Silvia (presidente), Jeová de Moura (vice-presidente), Edivá Barroso (secretário), Chico Mundico, Chico de Paulo, Lucielton Moura, Georgina Moura, Zenim Neves e Zoneide Macedo.
O presidente Manim de Silvia iniciou a sessão apresentando seus requerimentos em que solicita da Prefeitura de Aroeiras do Itaim que:
- Faça o serviço de roço e limpeza das vias laterais da PI-379 que liga Aroeiras do Itaim a Picos;
- Pede o serviço de roço e limpeza nas laterais das estradas vicinais da zona rural do Município;
- O conserto das laterais da ladeira do povoado Pitombeira.
O vereador Zenin Holanda, também, solicita que seja feito o serviço de recuperação das estradas vicinais, de modo especial a estrada que sai do povoado Baixa Verde, passando no Sitio dos Pessoas, saindo na PI de acesso a Itainópolis.
O vereador Edivá Barroso fez uso da palavra para reivindicar a disponibilização de transporte escolar para os alunos que precisam frequentar os cursos superiores e técnicos todos os dias na cidade de Picos.
Segundo ele, "os alunos que estudam em Picos se deslocam em transportes particulares para poder continuar seus estudos. Então, com a disponibilidade de transporte escolar é mais seguro e garante a possibilidade de ir e vir em paz".
Em seguida, ele apresenta o projeto de lei que denomina de Rua Maria Domingas de Sousa Costa a via principal que dá acesso ao povoado Carnaíba dos Queirós do município.
Em sua justificativa, Edivá falou sobre a vida e a importância de D. Maria Domingas para o crescimento de Aroeiras do Itaim:
"Maria de Dedé, como era carinhosamente conhecida por todos, nasceu na localidade Angico Branco em 23 de junho de 1939. Ela era casada com José Francisco da Costa (conhecido como Dedé) com quem teve 06 filhos. Ela morou por toda vida nas localidades Angico Branco e Carnaíba dos Queirós. Nesta última localidade, morou por mais de 60 anos, até a sua partida para a vida eterna aos 82 anos em 24 de agosto de 2020. D. Maria de Dedé era mãe de família exemplar e amiga de todos que a conheceram. Na sua simplicidade, trabalhou por toda a vida na agricultura familiar para garantir o sustento da família, sempre com honradez e honestidade. Trata-se de uma justa e merecida homenagem à memória de uma cidadã Aroeirense, bem como aos seus familiares, que seguem trabalhando e contribuindo para o progresso e desenvolvimento do município. Foi uma mulher do bem, de conduta exemplar, íntegra, religiosa defendendo sempre as doutrinas da Igreja Católica, aconselhando a família, amigos e vizinhos. Por natureza, representa um modelo a ser seguida pelos seus descedentes, tais comos: filhos, netos, bisnetos, familiares e pela população, quer seja como chefe de família, quer seja como cidadã honrada e trabalhadora que foi. D. Maria de Dedé é merecedora da justa homenagem que com esta denominação os Poderes Executivo e Legislativo prestam à sua memória, irmotalizando-a seu nome em uma das ruas de Aroeiras do Itaim"