Em seu terceiro dia de viagem à Estônia, o governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu nesta terça-feira (4) com autoridades do país para conhecer algumas iniciativas desenvolvidas nas áreas de saúde e segurança pública que podem ser no Piauí.
Com representantes do Ministério do Interior da Estônia, que cuida da segurança pública e do registro dos cidadãos no país, o piauiense foi apresentado à tecnologia que facilita o acesso aos serviços públicos e auxilia a segurança do país.
Na ocasião, Rafael Fonteles lembrou que o estado já implementou algumas ações semelhantes, mas que o intuito após a reunião no Ministério do Interior da Estônia é ampliar ainda mais o uso da tecnologia como ferramenta de identificação dos cidadãos.
“Estamos avançando nesse mesmo caminho no Piauí. Já iniciamos o processo de implantação da identidade digital, um modelo semelhante ao que conhecemos durante a reunião que tivemos hoje. Estamos trabalhando para incorporar as melhores práticas deste país, unificar dados para permitir a integração dos órgãos e o acesso rápido e seguro aos serviços públicos”, disse o governador.
O governador disse que os resultados obtidos na Estônia em função dessa sistemática digital são impressionantes, o que reforça a diretriz principal de fazer o registro único dos cidadãos do Piauí com a biometria para que, a partir daí, se tenha toda a base de dados da população e poder integrar, obviamente, com a segurança dos dados que são necessários.
Segundo Rafael, a sistemática digital utilizada na Estônia será aplicada no Piauí para a integração de todos os órgãos do governo, como segurança pública, saúde, educação, assistência social, possibilitando a prestação de um serviço muito melhor e mais seguro para a sociedade.
Rafael Fonteles ainda conheceu o Fundo do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Estônia, o TerviseKassa. O sistema possui um banco de dados com todo o histórico médico dos pacientes, integrando o atendimento em toda a rede de saúde, o que facilita, melhora e dá celeridade aos atendimentos em saúde.
Na oportunidade, o governador e o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, Rain Laane, que explicou como o sistema funciona.
Rafael Fonteles elogiou o sistema de saúde digital da Estônia e afirmou que este é o caminho que o Piauí pretende seguir. “Estamos fortalecendo os nossos serviços de saúde com a implementação do projeto de telessaúde, que permitirá atendimento remoto com especialistas em toda a rede pública. E vamos levar a experiência do modelo estoniano para aprimorar a prestação desses serviços, de forma que tenhamos maior resolutividade e qualidade, focado nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o governador.
O superintendente Dirceu Campelo destacou a modernidade do sistema e a sua capacidade de integrar diversos serviços e ter todo o histórico médico dos pacientes à disposição, o que gera maior eficiência e um atendimento de melhor qualidade aos cidadãos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, o país báltico tem cooperado e compartilhado experiências com vários outros países, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde em todo o mundo. “Nós podemos ajudar o Piauí em diversas áreas, especialmente no que diz respeito à tecnologia no sistema de saúde. Podemos compartilhar tanto o que funcionou como o que não deu certo em nosso país. E isso poderá ajudar a economizar dinheiro público, pois cometemos equívocos que outros podem evitar”, finalizou Rain Laane.
CCOM PI