Matéria / Educacao

Secretária de Educação Noêmia Marques confirma a permanência do Projeto Alfabetiza Picos: Um Olhar que Acredita

Noêmia visitou as escolas José Alves e a Creche Tia Lurdes onde o projeto está em execução

03/10/2023 | Redação
O projeto se mostrou fundamental no reforço da leitura e escrita do público infantojuvenil / (Fotos: Roberto Oliveira)

 

A Secretária Municipal de Educação, Noêmia Marques, visitou, na manhã desta terça-feira, 03, escolas da Rede Municipal de Ensino para anunciar a permanência do Projeto Alfabetiza Picos: Um Olhar que Acredita.

A gestora avalia que após sua implantação nos primeiros anos de ensino da criança, o referido projeto se mostrou fundamental no reforço da leitura e escrita do público em questão:

“É de suma importância. Temos percebido o quanto estão sendo positivos os resultados, por meio do feedbak dos pais e professores. A criança vem para a aula no período normal, e no contraturno ela vem para reforçar a leitura e escrita. É um dos projetos que mais teve sucesso e que está fazendo a diferença na qualidade do ensino que estamos ofertando a essas crianças”, pontua.

 

O referido projeto é uma ação de iniciativa da própria Rede Municipal de Ensino de Picos, criado no ano de 2022, e pretende recompor a alfabetização dos alunos com algum tipo de déficit de aprendizagem.

Segundo a professora Roberta Negreiros, os alunos com dificuldades de aprendizagem são inseridos no chamado contraturno, ou seja, eles são conduzidos a outro turno de aula para corrigir e sanar suas possíveis falhas de aprendizagem.

“Não é um reforço comum. O aluno não vai levar atividades de casa para o projeto. Ele vai começar do nada. Vai começar a ser alfabetizado. É aquele aluno que não conseguiu ser alfabetizado”, explica a educadora.

 

A secretária Noêmia Marques visitou as escolas José Alves, no povoado Lagoa Comprida e a Creche Tia Lurdes, no bairro Belo Norte, onde o projeto Alfabetiza Picos está em execução, entre outras escolas participantes.

A professora Arinalda Nascimento, da escola José Alves, explica que o referido Projeto é um dos mais completos já implantados na Rede Municipal de Ensino.

 

“É um projeto muito completo, porque tem desenvolvido na mente das crianças, a facilidade do aprendizado a cada dia. Porquê? Porque, além deles conhecerem a letra, não fica só na repetição de sílabas, mas fica memorizado o som da letra, aonde facilita a leitura”, sublinha.

O projeto teve início com o objetivo de resgatar habilidades de algumas crianças que tiveram que ficar fora da sala de aula no período de pandemia e resgatar suas habilidades prejudicadas naquele momento em que o contato com professores e colegas se dava apenas de forma virtual. Hoje ele se tornou parte importante do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Picos.

Facebook