Nesta quinta-feira, (31), o advogado Raimundo Júnior e a advogada Raylena Alencar colocaram seus nomes à disposição e homologaram sua chapa para concorrerem as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI) 2024.
Denominada de "OAB da Esperança", Raimundo Júnior (candidato a presidente) e Raylena Alencar (candidata a vice-presidente) afirmam que lutarão pela reestruturação e pluralidade da OAB:
“Esperançar por dias melhores para a advocacia piauiense. E é esse o compromisso que assumimos hoje, de realizar uma gestão exitosa e que traga o orgulho novamente de sermos advogados do Estado do Piauí. Temos diversas propostas para a advocacia. Desde propostas em relação à anuidade. Nós temos hoje uma das anuidades mais caras do país. Anuidade mais cara do Nordeste. Ao ingresso no mercado de trabalho. Contribuindo com essas transformações sociais e tecnológicas que vivemos hoje”, relatou o candidato a presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior.
“Melhorar a advocacia de Norte e Sul do Piauí, com projetos que tragam benefícios reais para o jovem advogado, para o advogado mais experiente. Nós precisamos resgatar o protagonismo que a Advocacia sempre teve. Nós precisamos devolver à nossa casa a advocacia. Hoje nós estamos aqui para firmar o compromisso de advogar para cada advogada e cada advogado do estado do nosso Piauí. E é com esse sentimento de respeito, de esperança e de um futuro melhor que nós estamos aqui hoje para servir, servir para toda a sociedade e para toda a classe da Advocacia do nosso estado”, abordou a candidata a vice-prefeita Raylena Alencar.
De acordo com Raimundo Júnior, a decisão de concorrer novamente à presidência da seccional piauiense foi motivada pela visível falta de apoio à classe por parte da Ordem, o silêncio da instituição diante de pautas importantes e o afastamento dos gestores da base da advocacia. Segundo ele, a classe pode contar a partir de hoje com uma esperança de renovação, que é o que Chapa Dez propõe:
“A OAB da Esperança representa nosso trabalho, nossa força e nossa união em renovar, descentralizar e democratizar esta instituição. Portanto, chamamos todas e todos aqui presentes para assinar este pacto potente e esperançoso, dar as mãos e marchar por esse compromisso que nos fortalece e que é semente da OAB que tanto queremos. A OAB que tem futuro!”, disse o candidato à presidência da Ordem.
Para a candidata a vice-presidente na chapa, Raylena Alencar, este é o momento da esperança renascer no coração da advocacia do Piauí.
“Daqui a 30 dias, essa esperança, ela vai renascer novamente em nossos corações. Em primeiro de janeiro, eu e Raimundo Júnior, temos um grande compromisso que é devolver a OAB a todos os advogados e advogadas do estado. A partir desta data, a Chapa Dez não tem oposição. A Chapa Dez será a casa da advocacia. “Finalizo convocando a todos para assinarmos esse manifesto, que é um manifesto e um compromisso importante com a advocacia Piauiense. Como diz a Raylena, hoje se inicia efetivamente o projeto que vai devolver a Ordem para a advocacia. Voltaremos a ter uma advocacia protagonista, respeitada, valorizada e efetiva, com base num time que a advocacia pode confiar. Porque a confiança é a palavra fundamental de todos aqueles que se propõem a dirigir sua classe. Estamos juntos, advocacia Piauiense!”, enfatizou.
A nova diretoria da OAB Piauí para o triênio 2025-2027 será escolhida no dia 30 de novembro, em votação a ser realizada na sede da entidade, em Teresina, e nas 20 subseções no interior do Piauí.