Na tarde desta quarta-feira (15), o Prefeito Pablo Santos anunciou uma série de ações emergenciais em resposta aos problemas enfrentados pelo município.
Entre as principais ações está uma viagem a Brasília com o objetivo de buscar apoio financeiro e estrutural junto ao governo federal para resolver os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade.
Segundo o prefeito, estão agendadas reuniões com ministros importantes, como Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil; Nísia Trindade, da Saúde; e Waldez Góes, da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional do Brasil. Ele também tentará audiências com Jader Barbalho Filho, do Ministério das Cidades, e representantes da Agricultura.
A prioridade será captar recursos para reestruturar as estradas vicinais, garantir assistência social e reparar os danos causados às residências dos moradores.
“Estamos em um momento crítico, e essa articulação com o governo federal é essencial. Queremos dar uma resposta rápida e efetiva à população de Picos”, declarou o prefeito.
Em suas redes sociais, Dr. Pablo Santos ao lado do Deputado Jadyel Alencar disse que:
“Estamos acompanhado do Deputado Federal Jadyel Alencar para uma agenda importante em busca de recursos e soluções que tragam melhorias para a nossa cidade. Nosso compromisso é com Picos, e estaremos nos reunindo com a Ministra da Saúde, o Ministro do Desenvolvimento Social, o Ministro da Educação, o Ministro das Cidades e o Ministro da Agricultura para buscar apoio e minimizar os desafios que estamos enfrentando. Seguimos firmes no trabalho por uma Picos cada vez melhor!”
De acordo com o gestor, uma das principais solicitações devem ser feitas ao ministro Wellington Dias, no intuito de conquistar uma obra de revitalização do vale do Rio Guaribas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que pode chegar a 100 milhões de reais. Segundo ele, Wellington já autorizou, em primeiro momento, um projeto base de drenagem no município, de aproximadamente R$ 5 milhões.
A viagem a Brasília ocorre em um contexto de calamidade pública já decretada no município, com foco na obtenção de recursos para reconstrução e apoio às famílias mais afetadas.
Por Danilo Elieser
Com informações do Portal Cidades Na Net