Resgatar e valorizar a cultura popular nordestina.Esse é o objetivo da Festa do Vaqueiro, realizadadesde 2004 no povoado Várzea Queimada. Comuma vasta programação, a festa se consolida comoum dos maiores eventos culturais do município deJaicós.
Com um público crescente a cada ano, a festadeixou de ser um evento local, atraindo público detoda a região. Segundo Anfrísio Carvalho, um dosorganizadores do evento, visitantes de pelo menos15 municípios da região prestigiam um evento.Estima-se que mais de 4 mil pessoas tenhampassado pelo povoado nos dois dias.
No domingo (26) a Festa do Vaqueiro tem seu ponto alto. Vestidos com jibão, perneira, chapéus, luvas e protetores de peito confeccionados de couro, e montados em seus inseparáveis cavalos, dezenas de vaqueiros participaram da cavalgada e em seguida, da Missa do Vaqueiro na capela de São Sebastião, celebrada pelo Padre Espedito Antônio, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês.
Toadas, aboios e o sorteio de brindes entre vaqueiros participantes movimentou ainda mais o evento. O show do cantor Zé Armando, o “arrasta multidão”, encerrou a Festa.
Para receber o grande público, uma grande estrutura é montada, mobilizando toda a comunidade. Além das diversas barracas, um colégio é utilizado para recepcionar os visitantes, local onde também é servido o café e almoço a todo o público, segurança policial e aparato de saúde. Uma ambulância com profissionais da saúde permanece durante todo o evento à disposição de todos.
Este ano, a estrada vicinal que liga ao povoado foi recuperada para garantir melhor acessibilidade do povoado, situado a 27 km de Jaicós. Além do valor cultural, a festa ainda movimenta a economia local, gerando nos dois dias, dezenas empregos indiretos.
O evento recebeu a visita de diversas autoridades, dentre estes políticos como os prefeitos Dr. Ozanam Barros (Jaicós) e Sousinha (Massapê), além de vereadores e outras autoridades. O evento é organizado pelos senhores Anfrísio Carvalho, os vaqueiros João da Cruz Barbosa e Ricardo Mariano e a comunidade em geral.
Fonte: Cidades na Net