Matéria /

Seca prejudica 100% da safra e afeta pecuária, alerta deputado

12/03/2013 |
/

 

O deputado estadual Fábio Novo (PT) denunciou nesta segunda-feira (11) que a seca no Sul do Piauí já provocou perdas de 100% na safra de milho, além de afetar a pecuária. O drama relatado pelo parlamentar gerou debate no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

 

“Infelizmente, este ano a safra 2012/2013 registrou perdas significativas na região do semiárido e nos cerrados piauienses”, afirmou Fábio Novo, preocupado com as providências a serem tomadas para minimizar os problemas do sertanejo. Segundo o petista, só na Serra do Quilombo, região dos cerrados, as perdas chegam a 70% na safra.

O parlamentar tem recebido relatos de queda no preço do gado. “Em Corrente, o vereador Edilson nos informava que a arroba do boi valia R$ 120 e hoje estão oferecendo a R$ 80 e não tem quem compre. Em algumas fazendas, já é de 100% a perda da safra de milho e 70% de perda na safra da soja. Até agora, só registramos 479 mm de chuva em Bom Jesus, onde a média de chuva nunca é inferior a 800mm. É uma situação extremamente difícil”, contou Fábio Novo.


Em Bom Jesus, o prefeito Marcos Elvas (PSDB) vai decretar situação de emergência. A situação na cidade pede providências urgentes para os produtores.

"Estamos encaminhando ao superintendente da Conab no Piauí, Alisson Silva, a solicitação da instalação em Bom Jesus de um ponto de distribuição de milho, porque é difícil a situação dos rebanhos, com perda de 40% de bovinos. Já são 43 dias em chuvas na região do Vale do Gurguéia. Vamos orientar os produtores rurais para conseguir prorrogar o pagamento dessas dívidas”, explicou Fábio Novo, que acompanha os gestores do município na busca de soluções.

O deputado estadual João de Deus (PT) sugeriu uma audiência pública para que os órgãos públicos possam orientar os prefeitos sobre como agirem. Mais de 180 municípios tiveram renovados os decretos de situação de emergência do ano passado. "Do jeito que está vai ficar ainda pior, nós estamos somando dois períodos de seca”.

 

Fonte: Cidade Verde

 

 

Facebook