Matéria / Cidades

Monsenhor Hipólito realiza I Festival de Quadrilhas

01/07/2013 | Edivan Araújo
/

Por Jonas Rocha

Durante duas noites arraiais formados por estudantes se apresentaram na avenida mostrando a beleza da cultura nordestina.

A população de Monsenhor Hipólito, município localizado a 369 quilômetros de Teresina, teve a oportunidade de assistir a beleza das festividades juninas no I Festival de Quadrilhas, organizado pela prefeitura municipal. O evento, que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho na Avenida Manoel Bezerra, fez uma justa homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, uma das mais completas e importantes figuras da música popular brasileira.

“Acompanhado de sua sanfona, zabumba e triangulo, Luiz Gonzaga levou alegria as festas juninas, aos forrós pé-de-serra, bem como retratou com muita elegância nas suas canções e melodias, a pobreza, tristeza e injustiças ocorridas no serão nordestino”. Lembrou a secretária de cultura, Luana Fernandes em seu discurso de abertura do festival.

Na noite da quinta-feira (27/06), as quadrilhas mirins da Creche Gisele Bezerra, Unidade Escolar Judith lima e da escolar rural João Leandro deram um show de beleza e organização. A garotada mostrou que o forró está no sangue e fez a plateia se maravilhar com o brilho da festa.

Na segunda noite (28/08), foi a vez dos adolescentes das escolas: Padre Cícero (com as quadrilhas Asa Branca, Fole prateado e Mandacaru), Antônio Hipólito,  Ângelo de Maria Bezerra,  José Alves (com os arraias Luar do serão, Nordeste Estrela do Sertão) e para finalizar com chave de ouro a moderna quadrilha Inovação do PROJOVEM e PETI que trouxe para pista uma mistura de ritmos contemporâneos.

O prefeito Francisco Anísio e Sousa, o Timá (PMDB), que ofereceu toda a estrutura necessária para a realização do festival disse que ficou maravilhado com as apresentações das quadrilhas formadas por estudantes. “Foi um sucesso! As apresentações foram belíssimas e o povo e as escolas estão de parabéns.” Destacou.

O Vice-prefeito Djalma Policarpo (PP) fez questão de prestigiar as duas noites de festa na avenida. Segundo ele, era uma cultura que estava esquecida e o prefeito municipal Timá começa fazer o resgate incentivando os estudantes, levando cidadania aos hipolitanos e integrando as escolas do município. 

Facebook