Matéria / Geral

Baixa umidade relativa do ar deixa Picos em estado de alerta

30/08/2013 | Edivan Araújo
/

No mês de agosto a umidade relativa do ar em Picos voltou a baixar, e apresenta índices preocupantes, nesta segunda quinzena a mesma chegou a 20% o que vem preocupando a população e exigindo que os picoenses tomem diversos cuidados para que a baixa umidade não prejudique sua saúde.

Umidade relativa do ar que é a quantidade de água em estado de vapor que existe na atmosfera e que em baixo índice desencadeia uma serie de problemas.

“Em Picos índice já chegou a 13% no dia 16 de julho e voltou a cair e  agora marca 20% nos últimos dias. Para a época os números são assustadores, visto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o índice normal para o bem estar e a saúde humana é de 60%.” Afirma o técnico do Instituto Nacional de Meteorologia, Eugênio Lopes.

De acordo com a tabulação da OMS quando esse índice baixa para 30% entra-se em um estado de atenção, quando cai para 20% caracteriza o estado de alerta e quando ele está abaixo de 12% assinala estado de emergência.

Segundo o técnico o município vem marcando temperaturas que chegam 38º tendo mínima de 25º durante a madrugada e a união da baixa umidade com as altas temperaturas requer cuidados como:

A recomendação principal dos médicos para enfrentar dias de baixa umidade relativa do ar é a de ingerir água constantemente, manter uma alimentação balanceada, com frutas, legumes, verduras e cuidado com comidas gordurosas. 

Nessa época, a ocorrência de doenças respiratórias chega a aumentar 30%. O ideal, principalmente para quem tem crianças em casa, é que se utilize um vaporizador ou se espalhe toalhas molhadas ela casa para tentar equilibrar a umidade do ambiente. 

Outra dica é evitar o ar condicionado nesses dias, já que ele age deixando o ar mais seco. Também é preciso evitar a exposição ao sol e a pratica de exercícios físicos antes das 18h00.

Fonte: Portal O Povo

Facebook