Matéria / Geral

Piauí é o 2º Estado que menos emprega aprendizes

03/12/2013 | Edivan Araújo
/

No Piauí, 6.500 empresas estão aptas a contratar aprendizes, ou seja, jovens com idade a partir de 14 anos. O potencial é de 10.400 menores que poderiam ser inseridos no mercado de trabalho. Contudo, apenas 1.560 estão realmente empregados, o que representa 15% do potencial.

O Maranhão é o estado que menos emprega aprendizes, com percentual é de 14,7%. Por outro lado, com 43,62% do potencial de contratação, está o Espírito Santo, que mais emprega aprendizes. A média nacional é de 28%.

Amanhã será lançado, no Piauí, o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional. Segundo o Coordenador Geral de Empreendedorismo Juvenil do Ministério do Trabalho, Hélio Ricardo Faustino, o intuito é fomentar ações que estimulem a contração dos aprendizes , estimulando o empresariado a cumprir a lei. “Toda empresa de médio porte é obrigada a ter entre 5% e 15% do quadro de funcionários composto por aprendizes”, afirma Hélio.
Um dos motivos para que a lei no Piauí não seja cumprida, na opinião do coordenador de empreendedorismo juvenil, Flávio Costa, é o desconhecimento da lei e a falta de estímulo ao empresariado, que não percebe os benefícios da contratação de aprendizes. “Os contratantes precisam entender que só a escola não dá conta da qualificação profissional que ele precisa para a sua empresa”, afirma Costa. O empresariado também só precisa pagar 2% de FGTS.

Em média, o aprendiz recebe R$ 300,00 por mês, cumprindo 4h diárias de trabalho. O salário é variável de acordo com a função desempenhada. Ele também precisa estar matriculado no ensino regular. Atualmente, o comércio é o setor que mais contrata aprendizes.


Fonte: Portal O Dia

Facebook