Matéria / Cidades

Câmara de Santa realiza sessão e debate litígios territoriais do município

Câmara de Santana debate litígios territoriais do município

23/11/2014 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Santana do Piauí realizou na noite desta sexta-feira (21) mais uma sessão ordinária sob a presidência do vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, onde teve como temas de discussão no plenário a ocorrência de litígios entre os municípios de Santana, Sussuapara e São José do Piauí, além do orçamento para 2015 do poder executivo municipal.

O primeiro vereador a usar a palavra foi o vice-presidente Antônio Joaquim Leal do PMDB que falou sobre os recursos financeiros que chegar no município, onde só estão vendo os valores que entram mais não veem os descontos, as contrapartidas em obras, os repasses do governo federal que termina voltando.

O vereador informou ainda que Santana do Piauí ainda é um dos municípios da região que paga melhor o piso salarial dos professores, pois outras cidades para chegarem ao piso nacional adicionam outros valores ao contrário do município que adiciona mais para cima do piso e é uma das cidades que paga melhor.

O parlamentar falou também da crise financeira por que passa os municípios em todo país, e segundo ele Santana não é diferente já que praticamente não tem arrecadação de tributos municipais.

Sobre os limites territoriais o mesmo tem visitado algumas localidades da zona rural e tem conversado com os moradores, e que o tema terá que ser ampliado, pois algumas famílias não querem nem ouvir falar nisso, ressaltou ele.

A vereadora Francinauva de Carvalho Brito Leal (Nauva) do PSB, falou sobre a necessidade de melhorar a iluminação de algumas ruas da idade de Santana, pois algumas vias públicas a escuridão ta de fazer medo, por isso requer da prefeitura que providencie resolver esse problema o mais rápido possíve.

A parlamentar disse que a chegada das chuvas tem alegrado os agricultores da região, e o melhor é que muitos açudes do município que estavam secos com as chuvas receberam muita água, o que trará um alívio para os criadores da região.

A mesma aproveitou a oportunidade para convidar a população para participar da culminância da educação municipal através do projeto de leitura, que ocorrerá na próxima sexta-feira (28) no ginásio poliesportivo Chiquinho Borges a partir das 19: horas.

O vereador Francisco João de Brito (João Chico) do PSB disse que a situação da localidade Barro é preocupante, pois a empreiteira que ganhou a licitação para fazer a complementação do calçamento fez vários buracos nas ruas e parou a obra, hoje a população para chegarem em suas casas muitos tem que fazer voltas devido o acesso está interditado.

Segundo o parlamentar o mesmo vai procurar o prefeito Ricardo José Gonçalves (PMDB) em busca de uma solução, pois entende que o executivo tem forças para cobrar a empresa responsável pela obra que resolva esse problema que está deixando a população muito insatisfeita, disse.

O vereador Massuel Rodrigues de Almeida (PT), que também usou a tribuna da câmara pediu que o executivo resolva o problema da localidade do Barro, pois na semana passada levou seu cunhado que estava operado e o mesmo teve que descer da ambulância a caminhar até sua casa por que a ambulância não conseguiu encostar em sua residência devido as valas abertas pela construtora que esta fazendo a ampliação do calçamento.

“Eu sei que a prefeitura apenas fez a licitação para a obra, mais esperamos que o prefeito procure essa empresa e tente resolver o problema, pois abrir os buracos para fazer a obra tudo bem, o que não pode é fazer e parar causando transtorno à população”, disse ele.

Também usou a tribuna o vereador Francisco José de Carvalho (Francsquinho) do PSD, que falou sobre os recursos destinados ao município e Santana, o mesmo justificou dizendo que se tem alguma coisa errada o prefeito precisa falar, pois a câmara só ver nos balancetes onde são aplicados os recursos.

O parlamentar disse ainda que a saúde é preocupante pois os médicos concursados que deveriam dar expediente normalmente durante a semana, só trabalham dois dias, e com isso fica o resto da semana sem trabalhar e a população fica esperando para quando ele voltar a atender novamente.

Francisquinho disse que está indignado com o descaso da Agespisa que até agora não fez nenhum investimento na rede de abastecimento de água no município, e o que é pior agora, as contas estão vindo exorbitantes muito acima da realidade de consumo, pois não justificar faltar água por semana nas torneiras e tem contas que estão chegando a R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). “Assim a população não aguenta é um absurdo”, reclamou o vereador.

O presidente da câmara vereador Francisco Raimundo de Moura (Chico Borges) do PSB, informou que a próxima sessão da câmara municipal será realizada na quinta-feira (27) devido dois vereadores não poder estar presente, pois ambos vão participar de um evento da educação municipal, pois como também são diretores de escola não podem faltar, e aproveitou para convidar a população a participarem do vento que será realizado no ginásio poliesportivo Chiquinho Borges.

O vereador falou também que participou no último dia (13) em Teresina juntamente com o prefeito Ricardo na Assembleia Legislativa de uma reunião com a coordenação da comissão que trata sobre litígios territoriais do Piauí, onde teve como pauta principal a discussão dos limites entre os municípios de Santana, Sussuapara e São José do Piauí.

Segundo informou Chico Borges o tema será bastante discutido na câmara daqui para frente, mais que na reunião não ficou na nada descido, somente depois que a câmara debater o assunto com o executivo e a população é que se poderá chegar a um denominador comum, disse ele.

Facebook