Matéria / Cidades

CÂMARA VOTARÁ cassação do prefeito de Lagoa do Sítio

PREFEITO É ACUSADO de várias irregularidades e está preso acusado de matar a esposa

24/04/2015 | Edivan Araujo
/

A Câmara Municipal de Lagoa do Sítio vota nesta sexta-feira (24/04), o pedido de cassação do prefeito José de Arimateas Rabelo, o Zé Simão (PT), que está preso acusado de assassinar com o tiro sua esposa, a primeira-dama Gercineide Monteiro, no dia 10 de fevereiro de 2015.

O pedido para a cassação é feito pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que, após analisar as provas e ouvir as testemunhas sobre as irregularidades administrativas da gestão de Zé Simão, como por exemplo, atraso de salários, má gestão, uso indevido de descontos de empréstimos bancários de servidores e quebra de decoro. Tais irregularidades infringem a Lei Orgânica do município. O Zé Simão também é acusado de abandonar a administração da cidade, deixando servidores, fornecedores, e transportadores sem pagamento.

DA CPI
A Comissão especial é formada pelos vereadores Marcelo dos Anjos (PT), que é o presidente da CPI; pelo vereador Pedro Paulo da Costa (PSB), que é o vice-presidente da Comissão e pelo vereador José Airton, também do PT, que é o parlamentar responsável pela relatoria do processo na CPI.

COMO ESTÁ A CÂMARA
A Câmara tem nove vereadores. O prefeito atual, Antonio Ditoso do Solidariedade, conta com o apoio de 3 vereadores do PT, 2 do PTB, 3 do PSB e um do PROS. O presidente da Câmara é Francisco Itamar dos Reis (PT). Na casa tem um vereador que já foi prefeito. É Antônio da Silva Reis (PSB).

SESSÃO HISTÓRICA
A sessão da Câmara Municipal de Lagoa do Sítio, que poderá cassar o mandato do Zé Simão, será conduzida pelo vereador Francisco Itamar dos Reis (PT), presidente da Casa, certamente entrará para a história da cidade e os vereadores desta legislatura serão os atores principais desse momento impar da cidade, pois a sociedade sitiolagoense anseia por justiça. A sessão está marcada para às 16h.

CPI já teve várias fases. Amanhã prossegue com a votação dacassação
TJ-PI NEGA LIBERDADE A ZÉ SIMÃO
Por meio de sua defesa, feita pelo advogado Lucas Villa, o prefeito Zé Simão tem tentado reiteradas vezes sua liberdade, porém, em vão. Na última tentativa, via Agravo Regimental, alegou que sua prisão seria ilegal e que as Câmaras Criminais não tinham competência para julgar seu Habeas Corpus, por ele ter foro privilegiado, mas os Desembargadores do TJ-PI, membros da 2ª Câmara Criminal (Erivam Lopes, Joaquim Dias de Santana e Eulália Pinheiro), à unanimidade, rejeitaram o pedido, mantendo preso o prefeito.

alas.jpg
ANULAR COMISSÃO PROCESSANTE
O prefeito também tentou anular em Valença a Comissão Processante (CPI), instalada pela Câmara Municipal de Lagoa do Sítio, que apura as irregularidades de sua gestão. Mas o pedido também foi negado pelo juiz Jorge Clay Martins Vieira.

la1.jpg

la2.jpg

la3.jpg

la4.jpg

la5.jpg

la6.jpg

la7.jpg

la8.jpg
COMO ESTÁ A CIDADE APÓS A PRISÃO DO PREFEITO
A reportagem do portal 180 estará na cidade para acompanhar a sessão e irá mostrar como está a cidade após a morte da primeira-dama, prisão do prefeito como acusado de cometer o assassinato e após a posse do novo prefeito, o então vice, Antonio Benedito de Moura, o Antonio Ditoso, do PTB.

ala.jpg
ZÉ SIMÃO PODE IR À JÚRI POPULAR
Caso o prefeito Zé Simão seja cassado, perderá o foro privilegiado que lhe confere o certificado de prefeito e assim, poderá ser transferido para uma prisão comum. Neste caso o Ministério Público vai oferecer a denúncia e em sendo recebida, este poderá ser julgado pelo Tribunal do Júri. 

FIM DA CARREIRA POLÍTICA DE ZÉ SIMÃO
Isso pode ser o fim da carreira política e vida pública de Zé Simão. Diante dessa possibilidade, familiares do Zé Simão procuraram a imprensa nesta quinta-feira (23/04/2015), pedindo justiça.

VEJA TAMBÉM
Por unanimidade os vereadores de Lagoa do Sitio afastaram o prefeito municipal José de Arimateas Rabelo (Zé Simão) do cargo de prefeito municipal e também de forma unanime deram posse ao vice-prefeito Antonio Ditoso. Leia mais.

Em igreja, velório de primeira-dama é marcado pela comoção. O velório aconteceu na Igreja Matriz de Lagoa do Sítio. Gercineide Monteiro foi morta com um tiro na nuca em sua residência. A população presente, bastante emocionada, pedia explicações. Leia mais.

O prefeito Zé Simão e a empregada Noêmia Maria da Silva Barros, 43 anos, foram presos acusados de cometerem o crime. Presa, a empregada acabou entregando o prefeito. Eles já confirmaram que tinham um relacionamento amoroso. Pressionada, após os peritos indicarem que um disparo de arma de fogo matou a primeira-dama, a mulher acabou mostrando onde estava a arma do crime, escondida entre as telhas da casa. Leia mais.

Fonte: 180graus

Facebook