Matéria / Geral

Defensoria conquista autonomia financeira e orçamentária

Deve melhorar a prestação de serviços, garantir maior assistência judicial e extrajudicial, expandindo o atendimento a um número cada vez maior de pessoas em situação de vulnerabilidade

28/01/2016 | Edivan Araujo
/

A Defensoria Pública do Estado do Piauí conquistou sua autonomia financeira e orçamentária, asseguradas constitucionalmente desde a Emenda Constitucional 45/2004. 
A autonomia administrativa, orçamentária e financeira, da Defensoria Pública, representa uma garantia constitucional. Segundo a categoria, fortalecerá a instituição e contribuirá para a sua reestruturação e modernização. Deve melhorar a prestação de serviços, garantir maior assistência judicial e extrajudicial, expandindo o atendimento a um número cada vez maior de pessoas em situação de vulnerabilidade,

A Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, comemora a conquista e reafirmou responsabilidade que terá a partir de agora. “Estamos cientes da enorme responsabilidade que teremos a partir de agora, trabalhando de forma séria e sensata, através de ações adequadamente planejadas quanto à gestão das nossas despesas e receitas dentro da previsão orçamentária. Será preciso harmonizar a execução das demandas”, disse.  

Além da autonomia financeira, a Defensoria Pública recebeu ainda o repasse do duodécimo, feito pelo Governo do Estado do Piauí, cumprindo exigência do art. 168 da Constituição Federal. O repasse é uma antiga luta da categoria.

Fonte:Portal Az

Facebook